COREN-SP participa do 17º CBCENF

Começou, na última quarta-feira, no Hangar – Centro de Convenções da Amazônia, em Belém do Pará, o 17º CBCENF, Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem. O encontro pretende atrair, até sábado (9), cerca de 7 mil enfermeiros, técnicos, auxiliares e estudantes de Enfermagem.

A abertura oficial contou com desfile das delegações e ressaltou a mobilização da categoria pela aprovação do Projeto de Lei 2.295/00, que regulamenta a jornada de trabalho de 30h semanais e está na pauta da Câmara dos Deputados.

A abertura do Congresso ocorreu na noite de quarta-feira com desfile das delegações

Um momento de emoção da cerimônia foi a homenagem às três técnicas de Enfermagem mortas no acidente aéreo com um bimotor, em 18 de março, no Pará. Rayline Campos, Raimunda Costa e Luciney Aguiar de Sousa integravam a equipe da Secretaria Especial de Saúde Indígena. Após um minuto de silêncio em memória às profissionais, os familiares foram homenageados.

O Congresso oferece palestras, cursos e conferências sobre ética, legislação, retrospecto histórico e análise da atuação da categoria nos diferentes recantos do país.

Congressistas lotaram auditório do Hangar, em Belém

ESTANDES

Além da programação científica, os Conselhos Regionais apresentam, nos estandes, um pouco do trabalho desenvolvido nos estados. O COREN-SP levou para o 17º CBCENF uma amostra do COREN-SP Educação, unidade voltada exclusivamente para a educação continuada.

Com o auxílio de bonecos e material educativo, as enfermeiras da unidade apresentam aos visitantes a forma correta de realizar alguns procedimentos, como punção venosa e ressuscitação cardiorrespiratória. A saúde da mulher também é enfocada por meio do modelo de um útero.

“Fiquei encantado com tudo apresentado. Pra gente, estudante, é essencial informação, acesso ao conhecimento na prática. Só assim esclarecemos dúvidas, pra que não venhamos a cometer erros no futuro”, destacou o estudante de Enfermagem Juarez Oliveira Júnior, da Bahia.

O estudante baiano Juarez Oliveira Júnior aprende detalhes da punção venosa no estande do COREN-SP

A iniciativa também foi bastante elogiada pela enfermeira Renata Freitas Ferreira, responsável pelo programa de educação continuada da Unimed Belém. “Todas as instituições deveriam ter um trabalho como este. Há uma necessidade muito grande, por parte da Enfermagem, de formação prática e não apenas teórica. Os cursos são muito frágeis neste aspecto. Mesmo a punção venosa, um procedimento básico, do dia a dia, incita dúvidas”, ressaltou.

Além de informações, quem visita o estande do COREN-SP recebe folhetos sobre a autarquia, exemplares de bolso da NR-32 e das Principais Legislações, e o último exemplar da Enfermagem Revista. Aos profissionais que trabalham com educação continuada e docentes também está sendo entregue uma cópia em DVD do documentário “Enfermagem: diálogos na primeira classe”, que foi lançado em maio deste ano, durante a Semana da Enfermagem. Clique aqui para assistir ao filme.

Como posso ajudar?