Profissionais de Santos participam de palestra gratuita sobre PICC

O PEP – Programa de Educação Permanente do COREN-SP – Interior e Litoral está promovendo mais uma rodada de atividades nos municípios que abrigam subseções do Conselho. Nesta segunda-feira (28/7), a subseção de Santos promoveu a palestra “Ações de Enfermagem na Utilização do Cateter Venoso Central de Inserção Periférica (PICC) – Cuidados no Manuseio”, ministrada pela enfermeira Fernanda Matilde Gaspar dos Santos, mestre em Enfermagem Pediátrica e professora do Centro Universitário Monte Serrat (Unimonte) e da Faculdade Lusíada (Unilus). 

Em Santos, profissionais puderam esclarecer dúvidas sobre PICC

Na ocasião, Fernanda explicou para cerca de 40 enfermeiras de diversas instituições de saúde da Baixada Santista os procedimentos relacionados à inserção e manutenção do PICC. Foram abordados aspectos como: cuidados necessários para prevenção de infecções no uso do cateter; situações nas quais a utilização do PICC é recomendada em detrimento de formas mais tradicionais de cateterismo, como o cateter venoso central. 

“É importante a qualificação dos profissionais para que o manuseio da tecnologia ocorra de forma segura e eficaz. O aprimoramento melhora a assistência ao paciente. O PICC é uma técnica que vem sendo utilizada no Brasil, há alguns anos, e que na Europa já está consolidada há muitos anos”, destacou Fernanda. 

A enfermeira Fernanda Matilde Gaspar dos Santos falou sobre cuidados no manuseio do PICC

Além de Santos, outras subseções do COREN-SP receberam palestras do “PEP – Interior e Litoral” nesta segunda-feira. Em São José dos Campos, o tema foi “Atendimento a Múltiplas Vítimas: método triagem START”. Em Itapetininga, a palestra foi sobre “Sistema de Classificação de Pacientes na Assistência de Enfermagem” e em Presidente Prudente, “Cirurgia Segura: Ações de Enfermagem”.

Em São José do Rio Preto o tema abordado foi “Assistência Humanizada à Gestante/Parturiente – O Papel da Enfermagem” e em Campinas houve palestra sobre “Aspectos Conceituais no Tratamento de Feridas”. Todos os locais as palestras tiveram turmas diferentes nos períodos da manhã e da tarde. 

As atividades desta etapa do Programa de Educação Permanente – Interior e Litoral, do COREN-SP, prosseguem até o início de agosto. Para mais informações, clique aqui.

Como posso ajudar?