COREN-SP empossa 13 Comissões de Ética em junho

Treze novas Comissões de Ética de Enfermagem foram empossadas pelo COREN-SP durante o mês de junho. As cerimônias de posse foram acompanhadas por conselheiros e ocorreram em instituições de saúde da Capital, Grande São Paulo, interior e litoral.

Comissão de Ética de Enfermagem da Casa de Saúde de Santos, no litoral

Na Capital, passaram a contar com Comissão de Ética: Hospital Ipiranga, Hospital e Maternidade Sacre Coeur, Hospital Geral de Taipas, Hospital do Mandaqui, Pronto-Socorro Municipal São Mateus, Hospital Santa Cecília, Pronto-Socorro Municipal Dr. Álvaro Dino de Almeida e o Pronto Socorro Municipal da Freguesia do Ó. Em Osasco foi instituída comissão no Hospital Municipal Antônio Giglio (Osasco). Já no interior e litoral, as instituições contempladas são: Casa de Saúde de Santos e Sermed Saúde (Sertãozinho). 

Comissão de Ética de Enfermagem do Pronto Socorro Municipal da Freguesia do Ó, na Capital

Delegadas pelo Conselho Regional de Enfermagem e formadas por profissionais das próprias instituições, as Comissões de Ética de Enfermagem (C.E.E.) exercem funções educativas, consultivas e fiscalizadoras do exercício profissional e ético da enfermagem. 

Com o respaldo e o suporte do COREN-SP, elas agem de modo preventivo e com foco na segurança do paciente. A atuação das C.E.E. abrange a prevenção de condutas de risco tanto à imagem profissional de Enfermeiros, Técnicos e Auxiliares de Enfermagem, quanto à imagem da própria instituição na qual está instalada.

A iniciativa de formar uma Comissão de Ética de Enfermagem deve partir dos próprios profissionais da instituição de saúde. Informações sobre as normas e procedimentos para a formação de uma C.E.E. podem ser obtidas no seguinte link: http://portal.coren-sp.gov.br/node/35361