Santa Casa promove 1º Fórum de Prevenção de Acidentes com Materiais Perfurocortantes

Os profissionais envolvidos na área da saúde estão expostos diariamente a vários tipos de acidentes de trabalho. Os mais graves costumam ser os que ocorrem com instrumentos perfurocortantes, principalmente agulhas de injeção e lancetas.

A Santa Casa de São Paulo promoverá nas dependências da Instituição o 1º Fórum de Prevenção de Acidentes com Materiais Perfurocortantes no dia 3 de junho. O evento será realizado a partir das 7h em dois auditórios da Santa Casa e contará com a presença de diversos profissionais da área da saúde.

O objetivo do fórum é sensibilizar e mobilizar os trabalhadores para a implementação de normas como a NR32, que visa a segurança do funcionário da área, e criar a cultura da prevenção de acidentes como um dos principais pilares da promoção da saúde do trabalhador. Acidentados com materiais perfurocortantes podem contrair sérias doenças, como Hepatite B, Hepatite C e até mesmo AIDS.

A iniciativa da organização do fórum partiu da Comissão Gestora Multidisciplinar de Prevenção de Acidentes com Materiais Perfurocortantes, da própria Santa Casa, responsável por manter e estabelecer melhorias para o combate aos riscos destes incidentes dentro da Instituição. Esta Comissão foi criada pela Santa Casa em atendimento à Portaria 1748/11 do Ministério do Trabalho e Emprego.

O fórum consistirá em apresentar diversos assuntos ligados ao tema principal por meio de palestras e discussões. O objetivo é ressaltar a importância de grandes hospitais contarem com uma comissão para lidar com esses acidentes e, principalmente, conscientizar, educar e informar os profissionais da área a fim de diminuir os acidentes. “O primeiro objetivo do fórum é divulgar as normas que visam proteger os funcionários de acidentes de trabalho. Precisamos também investir cada vez mais em educação continuada”, diz a Dra. Eliza Toda, Presidente da Comissão de Perfurocortantes da Santa Casa de São Paulo.

No cronograma do fórum estão previstas palestras com temas que abordarão assuntos como: risco biológico e os impactos no descarte inadequado de perfurocortantes; principais doenças, prevenções e tratamentos; por que usar perfurocortantes com dispositivos de segurança?; processo educacional; entre outros.

 Acidentes com perfurocortante

Uma das principais causas de acidente com perfurocortante é o descarte errado das agulhas e lancetas feito pelos profissionais que atuam nos hospitais. Quando isso acontece, um outro profissional hospitalar pode se acidentar e se contaminar ao manusear o lixo onde este item foi descartado sem proteção.

Apesar de todos os profissionais da área de saúde estarem sujeito a acidentes, a equipe da enfermagem é a categoria que mais sofre pelas características inerentes à sua atividade. Casos como o sangue do paciente espirrar nos olhos do profissional, por exemplo, são algumas destas ocorrências. “Por mais que o equipamento tenha segurança, o treinamento, a técnica correta e o uso de EPI (equipamento de proteção individual) fazem a diferença, além disso, é importante respeitar as normas da Instituição para que evitem acidentes”, diz a Dra. Eliza Toda.

Como posso ajudar?