Profissionais podem montar Comissões de Ética de Enfermagem em suas instituições

Em agosto do ano passado, o Conselho Regional de Enfermagem fixou as normas para criação de Comissões de Ética de Enfermagem nas instituições com quadro de pessoal formado por enfermeiros, técnicos e auxiliares de Enfermagem, ou ainda exclusivamente por Enfermeiros. As Comissões de Éticas de Enfermagem recebem delegação do COREN-SP para assumir funções educativas, consultivas e fiscalizadoras do exercício profissional e ético dos profissionais da área vinculados às suas instituições de saúde, atuando de modo preventivo. Embora sejam vinculadas ao Conselho, as comissões são autônomas em assuntos vinculados a condutas de caráter ético disciplinar dos profissionais de enfermagem. Desde o final de 2012, aproximadamente 40 comissões já foram empossadas em instituições de diversas regiões do estado. “Algumas instituições não possuem uma CEE devido ao medo e receio dos trabalhadores em participar. Por décadas as comissões serviram como ferramenta de opressão contra o profissional, e é isso que queremos mudar. Hoje pregamos um trabalho preventivo e educativo, não punitivo e autoritário”, explica o conselheiro Evandro Lira, membro da Comissão de Ética de Enfermagem do COREN-SP. Quando há dúvidas sobre o funcionamento, a Comissão de Ética do COREN-SP faz uma apresentação, mediante solicitação, para os profissionais da instituição sobre as normas, processo eleitoral e demais procedimentos. Na última semana o Conselho realizou palestra no Hospital Estadual de Ribeirão Preto, à qual compareceram os seguintes profissionais: Adriane Queli L. Santana, Alexandra Amélia Doviques Pereira, Ana Paula O. Rezende Calça, André Aparecido Ramos, Antonio C. S. Ferreira, Camila Lopes, Daiani C. Melo Silva, Danuza Firmino Cerqueira, Danuza Termino Cerqueira, Edna dos Santos, Fabiana Bolelo, Francielle D. S. Nascimento, Gilmar J. de Lima, Juliana C. de Oliveira, Kelly de C. A. Almeida, Lilian Carla Canil Zueli Paiva, Maria Claudia Ribeiro Freitas, Paula Louveiro Janduir, Raquel Fernandes, Renata Flávia Lopes dos Santos, Rodrigo Tomazelli, Rosana Aparecida de Souza Freitas e Zilda Aparecida Fuliatti.

Profissionais do Hospital Estadual de Ribeirão Preto presentes à palestra do COREN-SP

No dia 8 de março o conselheiro Evandro Lira e a conselheira Jordânia Aparecida da Cunha Cardoso empossaram a Comissão de Ética de Enfermagem do Hospital Regional de Presidente Prudente, formada pelos profissionais: Daniela Bertinardi Roberti, Elaine Regina de Souza, Marcela Mayyumi Hamada, Marcio Rogério da Silva Estevam e Yara Cortez Fiorini (enfermeiros); Ana Carolina Arques Sanches e José Luiz da Silva (técnicos) e Jeferson Antonio Beverari e Wanderleia da Silva (auxiliares).

CEE do Hospital Regional de Presidente Prudente, empossada no último dia 8 de março

Instituições interessadas em montar uma CEE podem entrar em contato com a Comissão de Ética de Enfermagem do COREN-SP pelo email cee@coren-sp.gov.br.

Como posso ajudar?