Jornada de Enfermagem recicla conhecimentos

A área de Enfermagem do Hospital Santa Virgínia promoveu a 1ª Jornada de Eventos Adversos Relacionados à Administração de Medicamentos, com o apoio do Conselho Regional de Enfermagem do Estado de São Paulo (COREN-SP). A iniciativa teve como objetivo aprimorar as etapas que envolvem a administração de medicamentos nos pacientes para evitar, cada vez mais, possíveis erros ou imprevistos.

Para atualizar os profissionais e reforçar a conscientização sobre a importância do tema, foram realizadas várias atividades. Entre elas, a palestra da conselheira do COREN-SP e especialista em administração hospitalar, Maria Silvia Longo. No último dia da jornada, ela enumerou boas práticas do dia a dia do profissional de Enfermagem, fundamentais para que falhas sejam evitadas.

Conselheira Maria Silvia Longo participou do evento com apresentação

“A segurança do paciente depende do trabalho e da responsabilidade da equipe. Todos os envolvidos no procedimento devem atuar em conjunto, embasados no Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem”, disse a conselheira durante a apresentação.

Maria Silvia lembrou ainda que os erros na administração dos medicamentos são uma das principais preocupações da área e recorrentes em vários países. “Por isso, devemos nos atentar a algumas armadilhas, como a falta de clareza na prescrição médica e a atenção no momento de preparar e separar os medicamentos. O importante é trabalhar sempre com a prevenção”, reforçou.

Outras medidas recomendadas pela especialista foram á dupla checagem da medicação, a atenção no momento de passar o plantão e o envolvimento do paciente e do acompanhante, que devem estar a par do que foi prescrito pelo médico. “Não só o profissional de Enfermagem pode ser uma barreira para possíveis falhas. Hoje, a área já considera o doente e seus familiares como uma ajuda necessária para inibir erros”, comentou.

Ao final do evento, o gerente de Enfermagem, Emerson Januário da Silva, agradeceu ao auxílio da enfermeira Bartira Pari e de todos os profissionais da organização da jornada e à presença dos colaboradores. “Estou muito feliz com o resultado dessa iniciativa, pois reunimos e reciclamos práticas de suma importância para o nosso hospital. Vamos retomar a logística do evento no ano que vem para promovermos novos treinamentos”, adiantou o gerente.

A representante do COREN-SP também enfatizou o envolvimento dos presentes. “Notei que os profissionais que assistiram à palestra estão comprometidos não só com o assunto, mas também com suas atuações. Tenho certeza de que essa atitude fará a diferença no momento de aplicar os aprendizados relembrados hoje”, concluiu Maria Silvia.

Como posso ajudar?