Programa Proficiência aprimorado, outros projetos educacionais lançados pelo COFEN

A fim de garantir um aprendizado continuado para todos os profissionais de Enfermagem, o Conselho Federal de Enfermagem (COFEN) criou o Programa Proficiência, o qual oferece cursos gratuitos, disponibilizados a partir das tecnologias propiciadas pelas novas ferramentas de Educação à Distância (EaD), a auxiliares, técnicos e enfermeiros interessados em aprimorar seu conhecimento.

Com o sucesso do programa, o COFENresolveu criar um Novo Programa Proficiência, que passa a constituir um verdadeiro centro de educação e aprimoramento para os profissionais de enfermagem de todo país.

O Novo Programa Proficiência contará com novos projetos voltados à educação, além de seus conhecidos cursos a distância. Conheça cada um dos Projetos do COFEN:

Aprimorar – Programa de Aprimoramento

Os cursos de atualização profissional on-line agora fazem parte do Programa Aprimorar. Tudo continua como antes, só o nome que é novo. Os profissionais que estiverem em dia com suas anuidades poderão continuar aprimorando os seus conhecimentos através dos cursos a distância, gratuitos e de curta duração (30h)

Atualização – Enfermagem e Conhecimento

Traz minicursos de atualização profissional, em forma de vídeo, que tratam de assuntos atuais da área da Saúde. Esses minicursos estarão disponíveis em uma área exclusiva para os profissionais no Portal Cofen, bem como serão reproduzidos na sala de espera das sedes dos Conselhos Regionais de Enfermagem e em eventos com finalidades educacionais e de atualização.

Acolher – Programa de Acolhimento

É um curso on-line de 20 horas desenvolvido especialmente para os profissionais que estão ingressando no Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem. Fernanda Schamne, enfermeira responsável pelo Programa de Acolhimento, ressalta que o principal objetivo é a qualificação básica desses novos profissionais, trazendo conhecimentos específicos do sistema.

Falando de Enfermagem

É um programa mensal que traz atualizações em formato de entrevista das áreas de Saúde e Enfermagem, com a participação de profissionais qualificados para tratar de temas importantes do dia a dia profissional. Os dois primeiros programas já estão no ar.

Cafis – Curso de Aperfeiçoamentos de Fiscais

Cafis significa Curso de Aperfeiçoamentos de Fiscais. Trata-se de um curso de 180 horas, realizado totalmente a distância, que tem como objetivo ampliar a qualidade da fiscalização no Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem. Aline Andrioli, pedagoga responsável pelo projeto, afirma que o curso visa aperfeiçoar os profissionais fiscais do sistema, além de fomentar uma prática mais educativa do que punitiva.

Como posso ajudar?