Segundo vice-presidente do COREN-SP, maioria dos erros são decorrentes de más condições de trabalho

Em conversa com a jornalista Maria Lydia Flandoli, a enfermeira Fabíola Braga, vice-presidente do Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo, afirmou que as más condições de trabalho são verificadas na grande maioria dos casos de erros de Enfermagem averiguados pelo COREN-SP.

Durante a entrevista, veiculada na edição de segunda-feira (7/1) do Jornal da Gazeta, a vice-presidente disse que muitos dos erros que são atribuídos à enfermagem não foram individuais ou efetivamente praticados pelo profissional.

“No ano de 2012, das denúncias enviadas ao Conselho Regional de Enfermagem, 22% foram relacionadas a erros técnicos. Destes 22%, verificamos que a grande maioria é vinculada a más condições de trabalho e dimensionamento inadequado de pessoal”, revelou a vice-presidente.

Os dados apresentados no Jornal da Gazeta foram baseados nas atividades de fiscalização realizadas pelo COREN-SP a partir do ano passado, voltados a encontrar todas as causas do erro. Além da melhoria do dimensionamento do efetivo de profissionais e das condições nas instituições de saúde, Fabíola Braga também defendeu a regulamentação da jornada de 30 horas semanais como uma forma de minimizar a ocorrência de erros.

“Estamos há 12 anos, mais de uma década, tentando regulamentar [junto ao Congresso e Governo Federal] a jornada de trabalho de Enfermagem de 30 horas, entendendo que é necessário descanso. Os bancários já possuem jornada de 30 horas desde a CLT [Consolidação das Leis de Trabalho]. Há uma inversão de valores. É mais importante no País quem protege nosso dinheiro do que quem protege nossa saúde”, afirmou.

O vídeo da entrevista está disponível nos canais do Jornal da Gazeta e do COREN-SP no Youtube, além do perfil do conselho no Facebook.

Como posso ajudar?