Confira a repercussão do Ato Médico na imprensa

O assunto referente ao Projeto que propõe a regulamentação profissional dos médicos, conhecido como Ato Médico, repercutiu bastante nas redes sociais e na imprensa no ano de 2012.

Na última matéria postada pela Assessoria de Imprensa do COFEN na página do Facebook, com o título “Presidente do COFEN defende rejeição do PL do Ato Médico”, o post obteve 68 compartilhamentos e uma série de comentários nas demais redes sociais, além de um dos melhores alcances das matérias já postadas pelo Cofen, atingindo a marca de 1.988 pessoas que visualizaram a publicação.

Já na Agência Senado, como exemplo, das dez matérias mais lidas do Portal em 2012, a regulamentação do exercício de profissões, tema que costuma causar polêmica, esteve forte na lista das matérias mais lidas. O destaque foi a aprovação na CCJ do projeto do Ato Médico (SCD 268/2002), em fevereiro, que superou os 77.482 acessos.

Na pesquisa realizada pela ferramenta do Google Notícias, a referência à expressão “Ato médico” no ano de 2012, constou cerca de 200 reportagens específicas sobre o assunto, sem contar as reportagens que foram republicadas.

Mobilização
Ainda no ano passado, o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), juntamente com os demais conselhos profissionais de saúde, mobilizaram-se para impedir a aprovação do PL na forma como chegou ao Senado.

Vale ressaltar que a intenção não é ir contra a proposta de regulamentação da profissão médica, mas impedir que o PL, por meio do seu texto atual, torne privativos da classe médica todos os procedimentos de diagnósticos sobre doenças, indicação de tratamento, realização de procedimentos invasivos e a possibilidade de atestar as condições de saúde, o que limitaria a atuação das demais profissões da área e o trabalho de equipes multidisciplinares.

Em recente artigo publicado no Jornal Folha de S.Paulo, a Presidente do COFEN, Marcia Krempel, escreveu um artigo sobre a posição do Conselho a respeito do Ato Médico. Confira o artigo clicando aqui.

Como posso ajudar?