Presidente analisa formação e condições de trabalho na Enfermagem

Em entrevista no último dia 09/10 para o programa Profissão: Saúde, transmitido via internet pela Click TV UOL, o presidente do Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo, Mauro Antonio Pires Dias da Silva, defendeu que muitos dos erros de profissionais de Enfermagem avaliados pela autarquia são consequências das condições de trabalho.

Segundo Dias da Silva, nos casos que vêm a público há uma necessidade do senso comum em encontrar um culpado imediatamente, mas em diversas situações os erros foram causados por problemas como excesso de carga de trabalho e subdimensionamento de pessoal nas instituições de saúde.

“Quando o profissional de Enfermagem erra é crucificado por condições que a própria sociedade criou”, avalia o presidente.

Atualmente o Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo está em fase de reestruturação dos procedimentos de fiscalização para realizar um trabalho de caráter educativo. A ideia é acompanhar de perto condições de trabalho e práticas profissionais para evitar que os erros aconteçam.

No programa, que teve como tema principal o novo perfil do profissional de Enfermagem, também foram tratados assuntos como a formação na área da Enfermagem, a história da profissão e a importância da comunicação eficiente para todos profissionais da área da saúde, entre outros temas.

A entrevista na íntegra pode ser vista no canal do Conselho no Youtube (clique aqui para assistir) ou pelos links: http://tvuol.tv/bbc55R e http://tvuol.tv/bpc6NM

Como posso ajudar?