ETEC de Atibaia pode suspender vestibulinho de técnico em enfermagem por evasão alta

Após avaliações técnicas, a autarquia estadual da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo pretende paralisar momentaneamente o processo seletivo para o curso técnico de enfermagem da Escola Técnica Estadual Professor Cármine Biagio Tundisi, do município de Atibaia.

O motivo da suspensão é o alto índice de evasão de alunos que, entre o segundo e o terceiro módulo do curso, conseguem habilitação para solicitar inscrição no COREN como auxiliar de enfermagem e já começam a trabalhar nos hospitais da região.

De acordo com a diretora do Centro Paula Souza, Laura Laganá, a média de evasão chegou a 47,5% no primeiro semestre de 2012. “ Os técnicos apontam a necessidade de paralisação momentânea no vestibulinho para que a direção da escola consiga reorganizar a estrutura do curso”, afirma.
No mês passado a diretora recebeu uma comissão de parlamentares e profissionais da enfermagem (o COREN-SP foi representado pela conselheira Maria Silvia Longo) para avaliar a situação.

A comissão apontou para a falta de estímulo para continuidade dos estudos pelas condições apresentadas nas próprias instituições de saúde, pois os hospitais não estariam sinalizando para a contratação de técnicos, o que demonstra ser falta de adequação de cenário, não de demanda.

Como posso ajudar?