Perfil da enfermagem é tema de pesquisa nacional

A Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca, no Rio de Janeiro, organizou e sediou nos dias 23, 24 e 25 de maio, a “Oficina de Trabalho para Capacitação dos Coordenadores Estaduais e Regionais”. O foco da Oficina foi preparar as coordenações para a pesquisa do Perfil da Enfermagem no Brasil, que será realizada em todo o território nacional a partir do mês de junho. O objetivo da pesquisa é conhecer a enfermagem nas diversas regiões e estados da união, a sua formação profissional e acadêmica, condições de trabalho, sócio econômicas e políticas e tendências de mercado, auxiliando assim na criação e direcionamento de políticas públicas adequadas para a enfermagem brasileira.

Na foto, a Coordenação Geral da pesquisa, sua Equipe e os Coordenadores Regionais e Estaduais durante a Oficina no ENSP/FIOCRUZ, no Rio de Janeiro.
Na foto, a Coordenação Geral da pesquisa, sua Equipe e os Coordenadores
Regionais e Estaduais durante a Oficina no ENSP/FIOCRUZ, no Rio de Janeiro.

Cada Conselho Regional de Enfermagem enviou um representante, que atuará na Coordenação Estadual da Pesquisa. Em São Paulo a coordenação ficará a cargo de Karen Cardoso Caetano, que estará durante toda a coleta na sede do COREN-SP, órgão apoiador da pesquisa. O evento contou com um total de 27 representantes dos estados brasileiros.

A pesquisa contribuirá para a compreensão dos diferenciais e problemas enfrentados por auxiliares, técnicos de enfermagem e enfermeiros sendo uma excelente oportunidade para a enfermagem paulista, tendo em vista o número expressivo de profissionais no estado. Ao responder o questionário, o profissional selecionado dará uma valiosa contribuição para conhecer quem é realmente o profissional de enfermagem.
Os questionários serão enviados para os profissionais selecionados em sua residência e devem ser devolvidos pelo correio, sem custo algum. O questionário também estará disponível online.

A Pesquisa do Perfil da Enfermagem no Brasil é uma realização conjunta do Ministério da Saúde, Conselho Federal de Enfermagem, Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca- FIOCRUZ, Federação Nacional dos Enfermeiros e Associação Brasileira de Enfermagem, sob a Coordenação Geral da Dra. Maria Helena Machado e Coordenação Adjunta da Dra. Ana Maria Stiebler, Pesquisadoras da FIOCRUZ. A Coordenação da Região Sudeste está sob a responsabilidade das pesquisadoras Mônica Wermelinger e Maria Ruth dos Santos.

A pesquisa acontecerá em cada região em momentos diferenciados, começando pelas regiões Norte, Nordeste e Centro Oeste, seguidas pela região Sudeste e Sul.

Se você for selecionado, não deixe de responder! Saiba mais acessando o site e o blog da pesquisa.

Página no Facebook:
Enfermeiros do Brasil
Veja também no Canal Saúde, o programa Sala de Convidados, onde foi feita a divulgação da pesquisa e foram debatidos vários aspectos da enfermagem brasileira!

Como posso ajudar?