Governo do Paraná analisa proposta para profissionalizar auxiliares de enfermagem

Nesta terça-feira (24) o CorenPR, a Associação Brasileira de Enfermagem e a Enfermeira Vereadora Maria Goretti, reuniram-se com o vice-governador e secretário da Educação, Flávio Arns. As entidades de Enfermagem junto com a vereadora propuseram ao Governo a implantação de um projeto no qual os auxiliares de enfermagem de todo o Estado tenham a oportunidade de realizar a complementação para o curso técnico.

Flávio Arns concordou com a proposta. “Todos nós queremos isso, pois um dos objetivos principais do Estado é profissionalizar cada vez mais pessoas por meio de parcerias e ideias como estas. Por isso temos que pensar juntos de que maneira podemos estruturar esses cursos em todo o Paraná”, declarou Arns.

A primeira etapa é levantar os dados numéricos da quantidade de profissionais e instituições de ensino paranaenses que envolvam a enfermagem, mapeá-los e então e criar mecanismos para que cada região paranaense tenha o número suficiente de cursos.

O presidente do CorenPR, Montgomery Benites (Mero), disponibilizou os dados do Conselho para que nas próximas duas semanas o grupo de trabalho já possa ter resultados para apresentar para o Governo. “Realizar um projeto como este irá beneficiar muito a categoria de enfermagem, como por exemplo a possibilidade de crescimento profissional dentro do ambiente de trabalho e maiores chances de contratações”, disse.

“Este projeto muito me lembra o PROFAE, um programa do Ministério da Saúde, onde mais de 300 mil atendentes de enfermagem passaram a se tornar auxiliares e técnicos. Há a possibilidade de propormos ao senhor Governador do Estado, Beto Richa, para promovermos um movimento estadual pela qualidade da formação dos trabalhadores de enfermagem do Paraná”, afirma a Vereadora e Enfermeira, Maria Goretti.

Fonte: Cofen

Como posso ajudar?