Hospital Ouro Verde Campinas será administrado em sistema de autarquia

O Hospital Ouro Verde, um dos maiores da rede pública de Campinas (SP), vai ser administrado em sistema de autarquia. O novo modelo de gestão, escolhido pelo Conselho Municipal de Saúde de Campinas por 18 votos a 17 na noite de quarta-feira (14), vai seguir o modelo do Hospital Municipal Dr. Mário Gatti.

A criação da autarquia ainda depende da elaboração de um projeto de lei pela Prefeitura de Campinas, mas a Secretaria de Saúde é favorável à municipalizção do hospital, segundo a assessoria da pasta.

O processo de transição para a gestão pública municipal pelo modelo de autarquia deve ser concluído em março de 2013, quando chega ao fim o convênio com a Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM), uma instituição privada, que administra o complexo em sistema de cogestão entre a Prefeitura de Campinas desde a fundação do hospital, em junho de 2008, explica o médico Francisco Mogadouro da Cunha, coordenador da comissão executiva do Conselho Municipal de Saúde de CampinasO complexo é formado por um pronto-socorro, um ambulatório, um laboratório e o hospital, que tem 200 leitos e oito centros cirúrgicos, que empregam cerca de 1,2 mil servidores.

A proposta da municipalização do hospital foi aprovada em maio de 2010, quando foi deliberado que o Complexo Hospitalar Ouro Verde passaria a contar com uma gestão 100% pública. A partir dessa decisão, foi formada uma comissão para discutir vários modelos propostos, até que o CMS decidisse pela autarquia, segundo Cunha.

De acordo com relatório elaborado pela Comissão de Municipalização do Hospital Ouro Verde, será necessária a formação de uma equipe técnica de trabalho, com acompanhamento do CMS, para que o processo de transição do modelo privado de gestão para o modelo público não comprometa o atendimento à população, avalia Cunha.

Publicado em http://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/noticia/2012/06/hospital-ouro-verde-campinas-sera-administrado-em-sistema-de-autarquia.html.

Como posso ajudar?