COFEN inicia processo de abertura a técnicos e auxiliares de enfermagem

A presidente do COFEN, Marcia Cristina Krempel, anunciou na noite desta quarta-feira, 30, que auxiliares e técnicos de enfermagem irão compor uma Câmara Técnica do COFEN com o objetivo de promover a reflexão e contribuir para a apresentação de propostas relativas às duas categorias e às políticas de saúde em geral.

“Os auxiliares e técnicos de enfermagem devem fazer parte do Plenário do COFEN”, afirmou a presidente. “Mas isso só será possível com a mudança da lei pelo Congresso Nacional. E nós sabemos que isso é sempre muito demorado. Com a criação da Câmara Técnica, começamos a corrigir uma distorção imposta pela lei do exercício profissional de enfermagem. Afinal, quem cuida com excelência, como os auxiliares e técnicos, também deve ser cuidado da mesma forma”.

O anúncio foi realizado na abertura do 1º Conaten (Congresso Nacional de Auxiliares e Técnicos de Enfermagem), evento que acontece no Centro de Convenções de Vila Velha, no Espírito Santo, voltado exclusivamente para as duas categorias.

O presidente da Associação Nacional de Enfermagem (Anaten), José Antonio da Costa, ressaltou a importância do anúncio feito pela presidente do COFEN lembrando que há uma dívida com os profissionais de nível técnico no que diz respeito à participação no Sistema COFEN/CORENs.

“É uma emoção muito grande receber a notícia da criação da Câmara Técnica. Significa o reconhecimento de um direito nosso. Comparo esse momento ao nascimento de uma criança. De fato, é uma vida que começa após anos de gestação.” Depois de agradecer a entidades e pessoas que ajudaram na realização do evento, em especial ao COFEN e ao COREN-ES, o presidente da Anaten finalizou com uma convocação: “Enfermagem deve andar junto. Vamos andar todos juntos para avançar e conquistar o que queremos.”

Também participaram da mesa de abertura do 1º Conaten o presidente do Coren-ES, Antonio Coutinho, o presidente da Anaten-ES, Adriano José da Silva Souza, Maria Helena Machado, coordenadora da pesquisa Perfil da Enfermagem pela Fiocruz, a deputada estadual e enfermeira Rejane de Almeida (PCdoB/RJ), e representantes da ABEn-ES e do secretário de Saúde de Vitória. No auditório estavam presentes auxiliares, técnicos e estudantes de enfermagem, além de conselheiros regionais de 17 estados.

Como posso ajudar?