Presidente do COREN-SP percorre o estado na semana da enfermagem; veja destaques da palestra

Durante os eventos da Semana da Enfermagem do COREN-SP, o Dr. Mauro Antônio Pires da Silva, presidente do órgão, realizou palestras em todas as cidades em que o COREN-SP mantém subseções, com o intuito de evidenciar a importância que o Conselho dá à luta e à participação do profissional de Enfermagem.

Durante estas duas semanas, o presidente teve a oportunidade de ter contato com os profissionais e suas necessidades locais, e apresentou os objetivos gerais do novo COREN-SP. O presidente esteve nas cidades de Marília (15/05, pela manhã), Presidente Prudente (15/05, à tarde), Araçatuba (16/05, pela manhã), São José do Rio Preto (16/05, à tarde), Ribeirão Preto (17/05), São José dos Campos (21/05), Santos (22/05, pela manhã) e Campinas (22/05, à tarde).

Marília

Presidente Prudente

Araçatuba

São José do Rio Preto

Ribeirão Preto

São José dos Campos

Santos

Campinas

Abertura
A primeira ocasião para este contato se deu na solenidade de abertura da Semana de Enfermagem, em 11 de maio. Os conselheiros da gestão 2012-2014 receberam autoridades convidadas no Centro de Aprimoramento Profissional de Enfermagem (CAPE).

Entre as questões destacadas pelos palestrantes, destacaram-se as importantes questões que a Enfermagem vem enfrentando politicamente:
“Pesquisas que envolvem a força de trabalho e a Organização Internacional do Trabalho estabelecem que profissionais que trabalham com o sofrimento, com a dor devem ter seis horas de trabalho no máximo e 18 horas para repor suas energias”, lembrou o Primeiro-Secretário do Conselho Regional de Enfermagem, Gelson Luis De Albuquerque. “É inexplicável como um projeto da envergadura, da importância do PL 30 horas esteja aguardando, há 12 anos, para ser votado. Quando alcançarmos essa conquista, poderemos pleitear um piso salarial, porque quem não tem piso salarial nacional acaba por ser escravo”.

Já a Enfermeira Dorisdaia de Carvalho Humerez, destacou que “com a mudança no COREN-SP, há uma mudança na profissão da enfermagem no Brasil todo. Em razão da representatividade de São Paulo na enfermagem, pois é onde se encontra a maioria dos profissionais. Desejo muito sucesso para a nova gestão e que contem com a minha colaboração”.

Em seu discurso de encerramento, Mauro defendeu que o profissional não deve ter vergonha de demonstrar sua qualidade. “A qualidade do profissional precisa ser demonstrada, como por exemplo, na união, na maneira de lutar por suas reivindicações. Somos um órgão que fiscaliza o exercício da profissão para tornar o profissional apto para atender à demanda da sociedade e que fiscaliza para proteger a sociedade. Para que haja essa proteção, o profissional tem que ser tratado com dignidade”, disse ele.

Semana da Enfermagem
A gestão Unir, Participar e Avançar dá imenso valor à proximidade entre o profissional e o COREN-SP, tanto que o próprio presidente fez questão de ministrar as palestras pelo interior de São Paulo, seguindo uma agenda que incluía até duas delas ao dia. Com esse corpo a corpo, o profissional sentiu-se mais à vontade para enviar e receber ideias e sugestões.

Este contato produtivo com o profissional se manterá ao longo do ano, como, por exemplo, com a continuação do projeto de audiências publicas.

Dentre os principais assuntos abordados nas palestras estavam: as funções do Conselho, como é feita a fiscalização do exercício profissional e sua importância, além do patrimônio coletivo que representa o COREN-SP. “O compromisso social do órgão é com a sociedade e com o profissional, ao exigir comportamento ético adequado para atuar no mercado”, afirmou ele.

A nova gestão vem procurando minimizar os gastos. Por exemplo, a subseção de Botucatu, em fase de reforma do imóvel, teve seu orçamento reduzido de R$ 1,2 milhão para 600 mil. E a adaptação do imóvel que abrigará a subseção de Itapetininga custará apenas 60 mil reais. “Vamos preparar estes imóveis e botar as subseções para funcionar. O profissional vem aqui na subseção resolver o seu problema. Se ele é bem tratado, não são precisos gastos enormes. Não adianta ter um prédio bonito com cadeiras vazias”, acrescenta Mauro.

A respeito da necessidade de união dos profissionais, o Presidente entende que é um grande desafio esclarecer que os três segmentos distintos de enfermagem, os técnicos, os auxiliares e os enfermeiros, precisam se unir, pois são os três pilares de uma mesma categoria. Assim, se houver a participação do profissional, e se essas três classes da enfermagem se unirem, a enfermagem se fortalecerá e poderá avançar como categoria profissional.

Motivação
Na longa luta para alcançar estes objetivos, é preciso motivação.

Encerrando a programação de cada cidade, foi ministrada uma palestra motivacional do Dr. Ari Gobatti, coach em gestão empresarial, atendimento hospitalar e relações humanas, entre outros. O valor da empatia do profissional da enfermagem e o planejamento sereno para a realização de seus sonhos foram os principais pontos destacados.

Além disso, para o profissional de São Paulo, houve no CAPE palestras e mesas redondas com debates sobre temas atuais e interessantes da Enfermagem, como cuidados paliativos e assistência domiciliar, urgência e emergência e saúde do adulto, entre outros.

Como posso ajudar?