MEC corta 2572 vagas de cursos de Enfermagem com conceito baixo

O MEC (Ministério da Educação) anunciou o corte de 3900 vagas em cursos de nível superior na área da saúde, 2572 delas em cursos de Enfermagem. No total, foram atingidas 88 instituições. A redução aconteceu em instituições que tiveram conceito insatisfatório na avaliação nacional de 2010, com conceito 1 ou 2 no Conceito Preliminar de Curso (CPC) em uma escala de 1 a 5 que avalia especificamente os cursos –e não as instituições. Ele leva em conta a nota no Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes), a infraestrutura do curso e a titulação do corpo docente.

De acordo com os anexos 1 e 2 do Despacho nº 241/MEC, ficam submetidos à incidência cautelar os seguintes centros universitários, escolas e institutos no estado de São Paulo:

Unilins
UNIPINHAL
UNIA Santo André
UNIFRAN
UNICASTELO
UNIBAN Osasco
FG Guarulhos
Faeso Ourinhos

Além da redução no número de vagas, essas instituições tiveram suspensos todos os processos de regulação no MEC relativos aos cursos em questão, a autonomia para abrir novas vagas (no caso de universidades e centros universitários) e ainda vão passar por um processo de supervisão, que envolve uma espécie de auditoria e um plano de saneamento de falhas.

Outros cursos que sofreram corte foram os de Medicina, Farmácia e Odontologia. A relação dos cursos atingidos foi divulgada nesta quarta-feira no Diário Oficial da União (veja no anexo abaixo das duas páginas referentes a cursos de Enfermagem).

Como posso ajudar?