Avaliação da Qualidade nos Serviços de Saúde

Na tarde do dia 5, a mesa redonda Avaliação da Qualidade nos Serviços de Saúde contou com a participação das enfermeiras Elena Bohomol, Elizabeth Akemi e Ivany Nunes, além do médico Haino Burmeister.

O primeiro painel, apresentado pela enfermeira e docente da Unifesp, Helena Bohomol, trabalhou a questão dos indicadores e lembrou que a qualidade é praticada em cada ação. “As organizações precisam mudar para se adequarem as novas necessidades”. Na sequência, o médico e membro da Comissão de Qualidade Hospitalar – CQH, Haino Burmeister, conduziu o segundo painel com o tema Indicadores da Qualidade. Haino destacou a importância dos indicadores como parte de um modelo de gestão. “É preciso entender os indicadores dentro de uma proposta sistêmica integrada”.

Coube à enfermeira e membro do Núcleo de Apoio à Gestão Hospitalar da CQH, Ivany Nunes, apresentar o terceiro painel com o tema Indicadores de Qualidade em Enfermagem. Ivany destacou os indicadores que são de competência da enfermagem como a incidência de quedas, de saída não planejada de sonda, de úlceras por pressão, entre outros, além de indicadores relativos á área de recursos humanos. A palestrante demonstrou o cálculo de tais indicadores e gráfico com série histórica das organizações analisadas.

O último painel, Acreditação nos Serviços de Saúde, conduzido pela enfermeira Elizabeth Akemi, levantou a questão: por que adotar um programa de qualidade? Segundo a palestrante a acreditação é uma ferramenta de gestão com metas bem definidas que se traduz em reconhecimento externo, melhoria contínua dos serviços e conhecimento.

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