No encerramento da Semana de Enfermagem, COREN-SP leva Florence Nightingale para a Avenida Paulista

No início da tarde desta sexta-feira, dia 20, duas atrizes, vestidas com os trajes de Florence Nightingale e de uma irmã de caridade percorreram um trecho da Av. Paulista, desde o vão livre do MASP até a rua Maestro Cardim, onde estão localizados alguns hospitais da cidade e o próprio COREN-SP. A atriz que personificou Florence carregou uma lâmpada do mesmo modelo usado durante seu trabalho na Guerra da Criméia, no século XIX. A atriz que representou a irmã de caridade vestiu traje inspirado no modelo usado pelas irmãs da Companhia das Filhas de Caridade de São Vicente de Paulo, de 1937.

O objetivo desta ação foi homenagear os profissionais, pela passagem da Semana de Enfermagem, e ressaltar para a população a importância do
trabalho de enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem no sistema de saúde. “Ainda que os avanços tecnológicos, a automatização de
equipamentos, a existência de novos medicamentos sejam importantes para a saúde da população, a dimensão humana e a ciência do cuidar representada pelos profissionais de enfermagem nunca deixará de estar presente, afinal são esses profissionais que acompanham os pacientes em 100% do tempo”, afirma Cláudio Alves Porto, presidente do COREN-SP.

O Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo (COREN-SP) promoveu de 7 a 20 de maio a Semana da Enfermagem com o tema “Boas Práticas: com ciência e arte”, com foco no desenvolvimento e disseminação do conhecimento e melhores práticas de gestão, visando a assistência de enfermagem eficaz à população. Mais de 30 palestras gratuitas foram promovidas para os profissionais de Enfermagem, além do lançamento do livro de Gestão em Enfermagem e da cartilha Boas Práticas – Cálculo e Diluição de Medicamentos, distribuídos gratuitamente a todos os profissionais de enfermagem inscritos no COREN-SP.