COREN-SP participa de conferência internacional da OMS

Um dos co-patrocinadores da Conferência da Rede Global de Centros Colaboradores da Organização Mundial da Saúde (OMS) para Enfermagem e Obstetrícia, o COREN-SP esteve presente no evento, que ocorreu pela primeira vez no Brasil.

Com o tema “Atenção primária à Saúde: Várias perspectivas, uma meta” e uma vasta programação científica, com mais de 800 pôsteres, a conferência ocorreu de 28 a 30 de julho, no hotel Sheraton, em São Paulo. O COREN-SP participou da abertura, na noite do dia 28.

No início, dois vídeos transmitiram saudações à distância de Margaret Chan, diretora-geral da OMS, e Mirta Roses, presidente da Organização Pan-Americana da Saúde. Mirta ressaltou a importância da Enfermagem no fortalecimento da atenção primária à saúde, lembrando que as redes na América Latina são um exemplo de trabalho cooperativo para a OMS. Margaret falou da necessidade de aumentar os profissionais para a atenção primária, principalmente enfermeiros.

Em seguida, após breves falas das autoridades, a princesa Muna al-Hussein, da Jordânia, fez a conferência com o tema “Saúde e desenvolvimento humano: As metas de desenvolvimento do milênio e a renovação da atenção primária à saúde”. Ela falou sobre seu trabalho na OMS, focado no fortalecimento da força de trabalho na saúde. Para isso, as prioridades são: obter sólidos compromissos de lideranças; investir mais no desenvolvimento de recursos humanos; construir sinergias, principalmente com países mais pobres; estabelecer sistemas de avaliação. “Vocês têm um papel decisivo e podem fazer muito, mobilizando mais recursos”, disse Muna ao auditório lotado.

Na primeira fila da abertura estavam, além do presidente do COREN-SP, Cláudio Porto, a enfermeira Márcia Cristina Krempel, representando o COFEN, e a presidente da Associação Brasileira de Enfermagem (Aben), Maria Goretti David Lopes.

Homenagem à profissão

No dia seguinte (29), o COREN-SP participou de outro evento da conferência da OMS. Um micro-ônibus levou profissionais para a cerimônia “2010 Ano Internacional do Enfermeiro: um ano a ser lembrado”. A homenagem teve falas emocionadas.

A professora Isabel Amélia Costa Mendes, secretária geral da Rede Global de Centros Colaboradores da OMS para Enfermagem e Obstetrícia, disse ter enorme orgulho de ser enfermeira. “Espero que as novas gerações sigam essa chama”, afirmou. Maria Goretti lembrou que no Brasil é comemorado o Ano Internacional da Enfermagem, para contemplar todos os profissionais da área.