SUS oferece bolsas para estudantes, professores e profissionais de saúde

Através do Programa de Educação pelo Trabalho (PET), alunos de graduação, professores e profissionais da Estratégia Saúde da Família (ESF) poderão receber bolsas com o objetivo de fomentar pesquisas no âmbito das atividades realizadas no campo da assistência oferecida aos usuários do Saúde da Família (ESF). As inscrições para a seleção dos novos projetos para os anos de 2010 e 2011 podem ser feitas até o dia 15 de janeiro de 2010. Os resultados têm divulgação prevista para fevereiro de 2010.

O processo de seleção é aberto a Instituições de Educação Superior (IES) públicas ou privadas sem fins lucrativos, em parceria com Secretarias Municipais de Saúde, nos cursos de graduação na área da saúde. As Instituições que já participam do PET-Saúde e desejam continuar deverão apresentar novos projetos para concorrer ao edital. O edital está aberto também para a apresentação de novas propostas.

Os selecionados pelo PET-Saúde receberão bolsas tendo como referência os valores pagos pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Atualmente, o valor para as bolsas dos profissionais de ensino (Tutor Acadêmico e de Preceptor) é de R$ 1.045,89. Já a bolsa de incentivo para os estudantes é de R$ 300,00. Outras informações sobre edital e processo seletivo estão disponíveis no site do PET-Saúde (www.saude.gov.br/sgtes/petsaude).