Profissionais de enfermagem de todo o país presentes à abertura do 12º CBCENF

O 12º CBCENF, Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem, que este ano está sendo realizado em Belo Horizonte, iniciou suas atividades na noite de 29 de setembro, com a realização da cerimônia de abertura do evento. Profissionais de enfermagem e acadêmicos de todo o país lotaram o auditório do Expominas para ouvir as palavras de autoridades políticas e de enfermagem que compuseram a mesa de abertura.

Dentre os destaques da noite, o pronunciamento do Deputado Federal Carlos William, que, além de cumprimentar a riqueza dos temas científicos que serão debatidos durante os três dias do Congresso, abordou também dois temas aos quais está diretamente conectado: os Projetos de Lei sobre a jornada de 30 horas e sobre a definição do piso salarial para a enfermagem, ambas em tramitação na Câmara dos Deputados.

Também falou aos participantes do 12º CBCENF a presidente nacional da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn), Maria Goretti David Lopes, que destacou a reunião das entidades da enfermagem – COFEN, ABEn e Sindicatos – e reforçou a importância fundamental do que chamou de “tripé” sobre o qual a profissão deve se sustentar para crescer.

Em sua mensagem aos congressistas, o presidente do Conselho Federal de Enfermagem (COFEN), Manoel Carlos Néri da Silva, também citou como destaque positivo para a enfermagem a reunião de entidades que, até dois anos atrás, não se comunicavam e que, naquela cerimônia de abertura, sentavam-se à mesma mesa. Lembrou também dos projetos que já desenvolve em conjunto com a ABEn Nacional e Sindicatos, como o posicionamento incisivo perante os Deputados Federais pela aprovação dos Projetos de Lei de Interesse da enfermagem; a luta pela elevação da carga horária dos cursos de graduação em enfermagem para quatro mil horas, integralizadas em cinco anos, e também a realização da pesquisa sobre o perfil nacional dos profissionais de enfermagem, em parceria com a Escola Nacional de Saúde, da Fundação Instituto Oswaldo Cruz (Fiocruz). Por fim, saudou os presentes, agradecendo também aos profissionais que escolheram o 12º CBCENF para apresentar sua produção científica, o que resultou na inscrição de mais de mil trabalhos, entre pôsteres e comunicações coordenadas.