COREN-SP entrega Centro de Aprimoramento à Enfermagem Paulista

O CAPE, Centro de Aprimoramento Profissional de Enfermagem Wanda de Aguiar Horta, projeto do COREN-SP que vai oferecer cursos, congressos e outras atividades para a enfermagem paulista e brasileira, já é uma realidade. No último dia 21 de agosto, o prédio foi oficialmente inaugurado, numa cerimônia que contou com diversas autoridades, além de nomes importantes da Enfermagem. A inauguração oficial aconteceu durante a noite e contou com cerca de 400 convidados, que, recepcionados pelo presidente do COREN-SP, Claudio Alves Porto, puderam acompanhar a solenidade não apenas presencialmente, dentro do auditório central, mas também através de telões espalhados pelo CAPE, em sistema de videoconferência. Além de autoridades da área da Enfermagem e do ensino, o Governador José Serra, o Ministro do Trabalho Carlos Roberto Lupi, o Secretário Estadual de Saúde, Luis Roberto Barradas Barata, o Secretário Municipal Adjunto de Saúde de São Paulo, José Maria Orlando, o Secretário de Relações do Trabalho, Luiz Medeiros, o Deputado Federal Paulinho da Força, o Deputado Estadual Fernando Capez, o Vereador Jamil Murad, o Presidente do Conselho Federal Dr. Manoel Carlos Neri da Silva e Presidentes de diversos Conselhos Regionais de Enfermagem de todo o país compareceram para prestigiar o evento. “CAPE é um legado permanente à educação profissional” A Enfermagem, de uma forma nunca antes vista, está carregando com orgulho suas bandeiras e se fazendo respeitar graças à competência profissional e técnica, e quem diz isso é ninguém menos que o governador do estado, José Serra. O governador afirmou, em seu discurso durante solenidade de inauguração do CAPE, que está adotando medidas definitivas para aprimorar a atuação dos profissionais de Enfermagem. “Sem menosprezar nenhuma outra categoria, e muito menos diminuir o trabalho fundamental dos médicos, posso afirmar que, naquilo que se refere aos cuidados assistenciais, é a Enfermagem que carrega nas costas a recuperação do paciente”, afirmou. “Legado permanente do COREN-SP à educação profissional em nosso estado e que tenho a honra e o orgulho de poder inaugurar, o CAPE é a outra face dessa mesma moeda de entusiasmo e compromisso com a formação de Técnicos plenamente capacitados e o investimento permanente na qualidade dos serviços prestados à população”, destacou Serra, sob aplausos da platéia que lotava o auditório central do CAPE. Reconhecimento histórico O CAPE é um projeto que contribuirá com a valorização da Enfermagem perante todo o país. Os profissionais irão dispor de uma ferramenta importantíssima para sua qualificação e aprimoramento científico. Mas esta ferramenta representa mais um passo na evolução da profissão no Brasil, dentre inúmeros outros passos dados por figuras importantes da Enfermagem no país. Estas figuras não foram esquecidas durante a solenidade de inauguração do Centro. Cerca de 70 profissionais que fizeram a história da Enfermagem brasileira foram reconhecidos em uma merecida homenagem. A enfermeira Hildene Landau foi a escolhida para discursar em nome de todos os homenageados. “É uma honra representar os homenageados. Eu penso que valeu a pena viver 75 anos e poder ter este reconhecimento” Referência em desenvolvimento profissional Projetado para ser uma referência nacional em termos de qualificação profissional de enfermagem, o CAPE é uma iniciativa do COREN-SP, em parceria com a ABEn-SP, mais 40 associações, sociedades e instituições, além de 4 sindicatos. O objetivo é oferecer cursos, seminários, palestras, congressos e outras atividades para a enfermagem paulista e brasileira. “Todas as aulas e palestras serão transmitidas ao vivo, por Internet, no sistema de videoaulas e videoconferencias, além dos eventos presenciais. Isso será possível em todo o estado de São Paulo e em todo o Brasil”, explica Claudio Porto.