Homologado Parecer que institui a graduação em enfermagem com 4 mil horas

Foi publicada, no Diário Oficial da União, a homologação do Parecer que ampliou a carga horária total dos cursos de graduação em enfermagem para 4 mil horas, a serem cumpridas em, no mínimo, cinco anos. A partir desta homologação pelo Ministro da Educação, as novas turmas dos cursos de graduação em enfermagem ficam obrigadas a cumprir o que determina a nova norma. O Parecer CNE/CP nº 02/2009, de autoria do Professor Francisco Cordão, foi aprovado pelo CNE ? Conselho Nacional de Educação, em reunião no dia 09 de outubro de 2008, e dispõe sobre a carga horária mínima dos cursos de bacharelado da área da saúde. Para ter efeito, faltava apenas a homologação do Ministro. Para estabelecer a nova carga horária mínima,o Parecer do CNE considerou as Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de graduação em Enfermagem (Resolução CNE/CES nº 3/2001), que orientam para a formação do Enfermeiro com caráter generalista, humanista e qualificado para o exercício da Enfermagem, com condições de atuar em todos os níveis de atenção à saúde, com capacitação para promover a saúde integral do ser humano. A ampliação da carga horária justifica-se também em razão de muitos egressos estarem desempenhando funções diferenciadas na implantação do SUS, assumindo, inclusive, funções de gerenciamento de equipes multidisciplinares. ?A partir da homologação do Parecer e a obrigatoriedade de mais horas para a a graduação, a qualidade na formação de Enfermeiros dependerá, tão somente, dos Docentes e de todos profissionais responsáveis pela construção das competências necessárias à uma Assistência de Enfermagem livre e isenta de riscos?, acredita o presidente do COREN-SP, Cláudio Alves Porto. O Parecer do CNE, favorável às mil horas para a graduação em enfermagem, é uma vitória dos Conselhos Federal e Regionais de Enfermagem, especialmente do COREN-SP, que contou com representantes em todas as discussões sobre a necessidade de aumento da carga horária para a formação de enfermeiros. No mês de abril, o COREN-SP e a ABEn-SP irão promover um Seminário especificamente voltado para a apresentação e discussão deste tema, com o Professor Francisco Cordão. Aguardem mais informações sobre o evento.