SP pretende inaugurar serviço de atendimento médico por telefone

São Paulo estuda começar este ano um serviço inédito de orientação de saúde por telefone. O projeto, que recebeu o nome de Alô, Doutor!, contempla um centro de recursos, baseado em alta tecnologia, onde profissionais de saúde treinados recebem chamadas telefônicas dos usuários que precisam de orientação clínica ou especializada, acesso a atendimento em um ponto de atenção à saúde ou que apenas desejam informações. A Secretaria de Estado de Saúde vai investir R$ 6,6 milhões para a implantação e manutenção do serviço durante o primeiro ano de funcionamento. O projeto piloto será feito na região da Baixada Santista e a expectativa é que chegue a outras regiões do Estado a partir de 2009. A central é formada por uma rede de computadores operados por dois níveis de profissionais: médicos e enfermeiros, e um software especializado que, além de armazenar dados, dispõe de uma série de protocolos ?inteligentes? de atendimento que orientam a enfermeira quanto às perguntas a serem feitas, informações a serem prestadas e providências a serem tomadas. A atendente poderá transferir a ligação a qualquer momento para o médico caso não consiga resolver o problema questionado. As principais funções do serviço de aconselhamento em saúde são: prestar informações sobre problemas de saúde mais comuns, esclarecer dúvidas quanto a medicamentos, orientar quanto a medidas de prevenção de doenças e cuidados clínicos necessários, informar o serviço disponível no sistema de saúde para atender a situação apresentada (serviços de emergência, pronto atendimento, internação, entre outros).