Saúde dá início à campanha para combater Aids entre público homossexual

O ministério da Saúde começa nesta terça-feira, 25, a aplicação de políticas específicas para o combate da Aids entre o público homossexual. Trata-se do Plano Nacional de Enfrentamento da Epidemia de Aids e das DST entre gays, homens que fazem sexo com homens (HSH) e travestis. Com um visual ousado, a propaganda da pasta da saúde mostra-se como uma política pública ativa. Elaborado em parceria com o Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass), o Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems) e representantes da sociedade civil, o plano pretende combater a doença, principalmente entre jovens de 13 a 19 anos de idade, faixa etária na qual se observa um crescimento de pessoas infectadas, segundo o ministério. A população de gays e HSHs, entre 15 e 49 anos, com Aids é 11 vezes maior que o índice da população em geral, o que representa 1,5 milhão de pessoas infectadas. O Ministério da Saúde preparou 100 mil cartazes e 500 mil folders com informações sobre a prevenção contra a Aids, que será distribuído para organizações da sociedade civil e lugares freqüentados pelo público gay como bares, boates e festas. Além disso, estabeleceu-se agendas afirmativas para gays, HSHs e travestis, que prevêem, entre outras coisas, a promoção de políticas e ações para o enfrentamento das DSTs, o fornecimento de metodologias de prevenção e a garantia dos direitos humanos para este público.