Ministério da Saúde confirma 30 notificações de febre amarela no país

Dentre os 30 casos notificados, dez foram confirmados, dos quais sete evoluíram para óbito e três tiveram cura. Outros 11 casos foram descartados para febre amarela. Os prováveis locais de infecção dos casos confirmados ocorreram em áreas silvestres de Goiás e Mato Grosso do Sul. O levantamento do ministério aponta que de janeiro a novembro de 2007 foram notificadas 44 localidades com mortes de macacos em todo o Brasil. Destas foram confirmadas epizootias por febre amarela silvestre em quatro localidades. De dezembro de 2007 até o momento, foram notificadas 145 localidades em 91 municípios com mortes de macacos. Nos últimos 45 dias, foram distribuídas 5.610.500 doses de vacina contra febre amarela para 24 unidades federadas. Foram aplicadas nesse mesmo período 1.022.837 e 1.148.151 doses de vacinas de febre amarela no Distrito Federal e Goiás, respectivamente. Os critérios para a distribuição de vacinas têm observado a ocorrência de casos humanos de febre amarela silvestre, de morte de macacos, de epizootias por febre amarela silvestre e os dados das coberturas vacinais, conforme os parâmetros nacionais e internacionais.