Conselho Nacional de Saúde destaca capacitação regional

A capacitação dos conselhos regionais de saúde foi o grande destaque do ano no setor, avaliou o presidente do Conselho Nacional de Saúde, Francisco Batista Júnior. O presidente considerou o ano de 2007 como um marco para a integração do Conselho Nacional de Saúde (CNS) junto aos Conselhos Regionais de Saúde. Além disso, Batista Jr. destacou o Ministério da Saúde pela doação de 5 mil computadores dentro do Programa de Inclusão Digital dos conselhos. Batista Júnior enfatizou a importância da discussão travada diante do licenciamento compulsório do anti-retroviral Efavirenz, do laboratório Merck – que é usado no tratamento da Aids. Outro ponto citado foi o acordo que reduziu em cerca de 30% o preço do Kaletra, do laboratório Abbott – um coquetel anti-aids. Para o presidente, a política de planejamento familiar também marcou o ano, afinal impactou em mudanças na cobertura do Sistema Único de Saúde, que passou a fazer cirurgias de controle de natalidade, como laqueadura e vasectomia.