FDA notifica Novartis por informações falsas sobre medicamento

O FDA, órgão governamental norte-americano que faz o controle de alimentos e remédios, acusou a empresa farmacêutica Novartis de mentir sobre a eficácia e os riscos do remédio Exelon, prescrito contra o mal de Alzheimer. Em mensagem divulgada nesta terça-feira (14) e datada de 8 de agosto, a entidade pede ao grupo farmacêutico que corrija as informações. ?De uma perspectiva de saúde pública estas violações são uma preocupação, pois sugerem que o Exelon é mais seguro e efetivo que o que se demonstrou?, diz a nota. Na mensagem, a FDA acrescenta que o laboratório também estimula o uso de Exelon em circunstâncias adversas daquelas nas quais o medicamento se demonstrou seguro e efetivo. Uma porta-voz da Novartis disse que a empresa analisa a nota e que responderá, assim como foi solicitado, no dia 22 de agosto. ?Tomaremos as medidas necessárias para garantir que todos os nossos materiais de promoção cumpram plenamente com as normas da FDA?, declarou. Comercializado desde 1997 em mais de 70 países, o Exelon (rivastigmina) é receitado para o tratamento de demência moderada em pacientes com o Mal de Alzheimer. Sua venda no Brasil foi aprovada no início de 2006 pela Anvisa.