Justiça permite a Rede Globo utilizar imagem da enfermeira de forma erótica

O Conselho Federal de Enfermagem foi derrotado na Justiça em sua tentativa de proibir a Rede Globo de exibir cenas eróticas com personagens utilizando fantasias que aludissem às profissionais de enfermagem. Para a 7ª Turma Especializada do Tribunal Regional Federal da 2ª Região, não se caracteriza como ofensa à categoria fazer humor com um fetiche de grande parte dos homens. O COFEN tentou barrar a exibição do episódio “Seu Floriano amanheceu pegando fogo”, do humorístico A Grande Família, em que o personagem Seu Floriano, interpretado pelo ator Rogério Cardoso, já morto, tinha sonhos eróticos com uma enfermeira. Em sua solicitação de proibição à justiça o COFEN alegou que as cenas expunham a figura do profissional de enfermagem de maneira jocosa.

O pedido para proibir a exibição das cenas foi negado pela primeira instância e o COFEN levou o caso ao TRF-2. Para o tribunal, a emissora de TV não foi a responsável por criar o fetiche. Nas palavras do Relator. desembargador Reis Friede: “Não foi a TV Globo, ao colocar no ar o programa, que criou tal sentimento. Ele já existe no tecido social”.

O desembargador lembrou que a liberdade de expressão permite que programas humorísticos façam piadas com artistas, atletas e até com o presidente da República, desde que a imagem e a honra das pessoas não seja atacada. “Muitos fetiches fazem parte da imaginação das pessoas. Apenas aquelas pessoas dotadas de exacerbado puritanismo poderiam detectar, no quadro humorístico apresentado pela Globo, qualquer ato ofensivo e humilhante à categoria.” A decisão deixa aberta à Rede Globo a possibilidade legal de utilizar-se de caracterizações semelhantes da enfermagem em programas futuros.