Coren-SP Com Você leva conhecimento sobre legislação e normativas a profissionais de enfermagem de São Bernardo do Campo
A cidade de São Bernardo do Campo recebeu nesta terça-feira (10) a última edição do evento Coren-SP Com Você no ano de 2024, em atividade realizada na parte da tarde no Complexo Hospitalar de São Bernardo do Campo.
A atividade leva palestras sobre diferentes aspectos do exercício profissional da enfermagem a diversos municípios em todo o estado de São Paulo. O evento de São Bernardo do Campo contou com auditório cheio e palestras sobre os temas “Ações e Programas do Coren-SP”; Implementando o Parecer Normativo 01/2024 – Como realizar o planejamento de enfermagem para a gestão de equipes”; “Sutura por enfermeiros: análise da Resolução Cofen nº 731/2023 e implicações para a prática” e “O processo de enfermagem como ferramenta de planejamento de enfermagem e gestão do cuidado”.
A mesa de abertura do evento, contou com participações da vice-presidente do Coren-SP, Ana Paula Guarnieri; da diretora de enfermagem da instituição, Carmen Lucia Pimentas Simões e Agnes Melo Farias Ferrari, diretora geral do complexo de saúde de São Bernardo do Campo.
A vice-presidente do Coren-SP foi também a responsável pela primeira palestra do evento, sobre as ações e os programas da autarquia.
Em sua fala, Ana Paula citou os principais projetos atuais do conselho e fez um panorama geral e quantitativo da enfermagem paulista. Ela também esclareceu dois aspectos importantes da ética profissional: “Nosso código de ética deve ser algo vivo e atual, assim como a própria ética que. Por isso, ele passa por atualizações periódicas para refletir as transformações da sociedade. É importante que vocês tenham sempre conhecimento atualizado do código de ética, das legislações profissionais e das Resoluções do Conselho Federal de Enfermagem”.
Ana Paula ainda convidou o conselheiro Marcelo Conceição, que é munícipe de São Bernardo do Campo, para subir ao palco. Marcelo, que já foi funcionário da rede municipal de saúde, elogiou os avanços do sistema de saúde de São Bernardo ao longo dos anos em que reside na cidade.
A fiscal do Coren-SP, Maristela Massuda, fez a segunda palestra da tarde, quando falou sobre o planejamento de enfermagem, conforme descrito na Lei do Exercício Profissional e no Parecer Normativo 01/2024 do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen).
Em sua exposição, Maristela detalhou o cálculo de dimensionamento de equipes de enfermagem para diversos tipos de serviços de saúde e de pacientes. Além disso, ela mostrou para todos um modelo para confecção da programação e planejamento de enfermagem: “As normativas mais recentes do Conselho Federal de Enfermagem determinam que fiscalizemos a programação e planejamento em cada unidade de saúde que inspecionamos, daí a importância dos enfermeiros aprenderem a construir esse documento que deverá servir de guia para a assistência prestada na instituição”.
A terceira palestra da tarde foi sobre um tema que está bastante em voga, pois trata-se de uma relativa novidade: a realização de suturas simples por profissionais enfermeiros, devidamente regulamentada pela Resolução Cofen nº 731/2023.
A enfermeira Kelly Della Rovere, que faz parte do Grupo de Trabalho (GT) de Integridade Cutânea do Coren-SP, esmiuçou os principais pontos da Resolução, esclarecendo os profissionais presentes sobre os principais pontos da norma.
“A sutura simples, que é que estamos legalmente habilitados a realizar, é quando há os bordos da ferida, onde fazemos a sutura. Para uma ferida mais profunda e que não tem mais os bordos, devemos chamar o cirurgião. Para que , como enfermeiros, façamos a sutura, não pode haver perda tecidual”, ensinou.
O Coren-SP Com Você de São Bernardo do Campo encerrou-se com uma aula sobre processo de enfermagem, ministrada pela conselheira e professora Vanessa Morrone.
Um dos temas abordados pela conselheira em sua fala foi o planejamento anual que deve ser feito pelos gestores de enfermagem das unidades de saúde. “Não é possível planejarmos a toque de caixa, de forma apressada. Nosso planejamento anual de enfermagem deve ser estruturado, realizado desde o ano anterior. Quando temos o planejamento, devemos ter olhar crítico e executar nossas ações como profissionais de enfermagem conforme aquilo que foi planejado. Como enfermeiros, somos excelentes gestores. Temos que ter um olhar inovador”, concluiu.
Galeria de fotos
Saiba mais