Conselheiros ministram palestras no “I Seminário Ética e Diversidade em Saúde” no Hospital das Clínicas da FMUSP
Profissionais de enfermagem que estiveram no Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) no último dia 29/10, terça-feira, puderam assistir a palestras sobre ética e bioética, assédio moral, transformação inclusiva e diversidade.
As palestras foram parte da programação do “I Seminário Ética e Diversidade em Saúde”, que contou com três palestras feitas por conselheiros do Coren-SP.
Primeiro, o público presente teve a oportunidade de saber um pouco mais sobre o sistema Cofen/Conselhos Regionais, em palestra feita pelo primeiro-tesoureiro do Coren-SP, Luciano Santos.
Luciano explicou um pouco da história do sistema, suas atribuições, objetivos e esclareceu a importância da ética e da legislação em enfermagem.
Já a conselheira Márcio Brito, falou sobre a ética na perspectiva do Coren-SP e, sobretudo, sobre os pepéis e funções da Comissão de Ética de Enfermagem (CEE), que funciona como um braço do conselho nas unidades de saúde. Cabe lembrar que a CEE é obrigatória em unidades de saúde com 50 ou mais profissionais de enfermagem em sua equipe.
A participação do Coren-SP no evento encerrou-se com a terceira palestra, ministrada pelo conselheiro Marcus Vinicius de Oliveira, com o tema “Assédio moral: ficção ou realidade?”
O “I Seminário Ética e Diversidade em Saúde” ainda contou com exposições sobre bioética beira-leito e diversidade feitas por profissionais com expertise nessas áreas.
Ao fim do encontro, o primeiro-tesoureiro do Coren-SP, Luciano Santos, agradeceu pela participação do conselho no evento: “Deixo aqui meus agradecimentos à Universidade de São Paulo, ao Hospital das Clínicas, aos organizadores e a todos os profissionais que assistiram ao evento. Espero que tenha sido enriquecedor para todos os participantes a discussão sobre temas tão fundamentais para profissionais de saúde”, finalizou.
Galeria de fotos
Saiba mais