Fórum dos Conselhos de Atividades Fim da Saúde promove caravana contra o EaD em São Paulo

No último dia 13 de outubro, a praça Oswaldo Cruz, em São Paulo, situada no começo da icônica Avenida Paulista, foi espaço de uma importante mobilização promovida pelo Fórum dos conselhos de atividades fim da saúde de São Paulo (FCAFS). A Caravana da Saúde reuniu mais de 50 profissionais de saúde, representando 15 diferentes categorias, que realizaram uma série de ações demonstrando a importância da interação entre os profissionais e a sociedade, visando fomentar a formação no ensino presencial para garantir uma assistência de qualidade e a segurança do paciente.

O Coren-SP levou simuladores de torsos para ensinar manobras de Ressuscitação Cardiorrespiratória à população

Durante o evento, a população foi convidada a participar de atividades práticas e informativas, que abordaram temas relevantes de diversas áreas da saúde. A proposta foi mostrar, na prática, como o ensino presencial capacita os futuros profissionais de forma integral, permitindo uma formação que alia conhecimento técnico, ético e científico e habilidades interpessoais fundamentais para o cuidado ao paciente.

O Coren-SP, por meio de sua unidade educativa, o Coren-SP Educação, levou um simulador de torso e ensinou à população manobras de Ressuscitação Cardiorrespiratória (RCP) para leigos. Também foi demonstrada uma administração Endovenosa (EV).

Um dos pontos altos da Caravana foi a coleta de assinaturas para um abaixo-assinado que busca envolver a sociedade na luta por um ensino presencial de qualidade nas profissões da saúde. A iniciativa superou as expectativas e alcançou a marca de mais de 300 mil assinaturas, reforçando o apoio popular ao movimento.

A Caravana da Saúde se destacou não apenas pela promoção da interação entre os profissionais de saúde e a população, mas também pelo compromisso com a defesa de um ensino que forme profissionais preparados para garantir uma assistência segura e de excelência.

Essa ação evidencia a relevância de uma formação sólida e presencial, indispensável para o desenvolvimento de competências essenciais nas profissões de saúde, em benefício do cuidado humanizado e individualizado oferecido à população.

A Caravana teve participação de diversos conselheiros do Coren-SP e representantes dos demais conselhos da área da saúde de São Paulo

A representante do Coren-SP no FCAFS, Heloísa Ciqueto Peres, reafirmou a importância da assinatura do abaixo-assinado por todos aqueles que buscam uma assistência à saúde de qualidade, independentemente de serem profissionais da área: “Acredito que é muito importante tanto os profissionais quanto à população demonstrarem apoio ao nosso abaixo-assinado, pois ele diz respeito sobretudo à assistência prestada à população, que deve ser feita por profissionais formados adequadamente, com carga horária presencial”, frisou.

Além de Heloisa, a vice-presidente do Coren-SP, Ana Paula Guarnieri, compareceu à Caravana, assim como os conselheiros Maria Madalena Januário Leite, Vinicius Batista, Eugênio Dantas, Andrea Cotait, Ivan Lima, Márcia Rodrigues, Márcio Bispo, Daniel Rodrigues, Sônia Gonçalves, Vanessa Morrone e Edith Santan. O ex-presidente do Coren-SP, James Francisco dos Santos, atual primeiro-tesoureiro do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), também prestigiou a Caravana.

Participe você também desse importante movimento a favor do ensino presencial de excelência na formação dos profissionais da saúde. Divulgue e acesse o abaixo assinado!

Como posso ajudar?