Comissão de Humanização da Santa Casa de Mogi das Cruzes impacta assistência e cotidiano dos profissionais de saúde

Em abril deste ano, a Santa Casa de Misericórdia de Mogi das Cruzes retomou sua Comissão de Humanização. Iniciativas de humanização da assistência já haviam sido realizadas na instituição anteriormente, mas apenas de forma pontual, setorial e orientativa.

O profissional Renato Pereira foi eleito como presidente da comissão: “após passar uma temporada nos Estados Unidos, criei e oficializei o registro do Instituto Humaniza+ (Instituto Internacional de Humanização), com o objetivo de mobilizar e sensibilizar profissionais de diversas áreas, especialmente os profissionais de saúde”, conta Renato.

A humanização coloca o paciente no centro do cuidado, promovendo uma relação mais empática entre profissionais de saúde e pacientes

Renato explica o objetivo da assistência humanizada à população que busca a Santa Casa: “Humanização não é só um detalhe, ela transforma o tratamento e ajuda a criar um ambiente mais acolhedor e empático. A humanização coloca o paciente no centro do cuidado, promovendo uma relação mais empática entre profissionais de saúde e pacientes. Isso resulta em um atendimento mais acolhedor e sensível às necessidades dos indivíduos”.

Entre as iniciativas da Comissão de Humanização, estão diversas palestras que já foram realizadas para a equipe da Santa Casa, sobre temas como “Comunicação humanizada”, “Qual o segredo para uma Conexão Humanizada?” e “Cuidado Humanizado”.

Entre as iniciativas da Comissão de Humanização, estão diversas palestras que já foram realizadas para a equipe da Santa Casa, sobre temas como “Comunicação humanizada”, “Qual o segredo para uma Conexão Humanizada?” e “Cuidado Humanizado”.

A humanização é um processo contínuo que exige o envolvimento de todos os profissionais da saúde, desde a alta gestão até os colaboradores da linha de frente.

O profissional conta como a equipe de saúde, inclusive os profissionais de enfermagem, participam da iniciativa de humanização: “A humanização é um processo contínuo que exige o envolvimento de todos os profissionais da saúde, desde a alta gestão até os colaboradores da linha de frente. Mais de 700 colaboradores já participaram desses encontros, resultado em uma redução de 70% na ouvidoria em apenas 5 meses.Instituições que priorizam a humanização frequentemente investem em treinamentos e capacitações para sua equipe, promovendo uma cultura de cuidado que valoriza habilidades interpessoais e emocionais, além das competências técnicas, proporcionando um ambiente humanizado e acolhedor”, conclui.

A Santa Casa de Mogi das Cruzes é um exemplo de como um trabalho de humanização bem desenvolvido pode impactar positivamente tanto na assistência prestada quanto no ambiente de trabalho dos próprios profissionais de saúde.

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