Evento das Câmaras Técnicas discute formação e atualização da enfermagem na Univap em São José dos Campos

Na última sexta-feira (16), as Câmaras Técnicas do Coren-SP promoveram o evento “Instrumentos Ético-legais para a Formação e Atualização dos Profissionais de Enfermagem”, na Universidade Vale do paraíba (Univap), em São José dos Campos, das 12h às 17h30.

O evento contou com a participação, na mesa de abertura, da vice-presidente do Coren-SP, Ana Paula Guarnieri; Ivany Machado de Carvalho Baptista, diretora da Faculdade de Enfermagem da UNIVAP; Maria Madalena Januário Leite, coordenadora geral das Câmaras Técnicas; Érik Giovanni Reis da Silva, coordenador do curso de enfermagem da UNIVAP; Wilza Carla Spiri, coordenadora da Câmara Técnica de Educação e Pesquisa do Coren-SP.

A vice-presidente do Coren-SP, Ana Paula Guarnieri fez a abertura oficial do evento

A primeira atividade do evento foi “O papel das Câmaras Técnicas do Coren-SP e os Instrumentos ético-legais do exercício da enfermagem”, que contou com seis exposições distintas: a membro das Câmaras Técnicas do Coren-SP, Valnice Nogueira, foi a moderadora da atividade.

A primeira exposição foi “Câmaras Técnicas do Coren-SP”, feita pela coordenadora geral das Câmaras Técnicas Maria Madalena Januário Leite.

A segunda exposição foi “Lei de Criação do sistema Conselho Federal de Enfermagem/Conselhos Regionais de Enfermagem”, feita por Raquel Coutinho.

A terceira palestra foi sobre o tema “Lei do Exercício Profissional de Enfermagem e Decreto que regulamenta a Lei do Exercício Profissional de Enfermagem”, também feita por Raquel Coutinho.

A professora Maria Cristina Massarollo falou sobre o “Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem – Resolução Cofen 564/2017” e também sobre o tema “Código de Processo Ético do sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem – Resolução Cofen nº 706/2022”.

A palestrante Rika Miyahira Kobayashi falou sobre “Importância de conhecer as Resoluções e Pareceres do Cofen e Pareceres do Conselho Regional de Enfermagem – São Paulo”.

Em seguida, um momento bastante especial marcou o evento: a professora Paulina Kurcgant, ex-conselheira do Coren-SP e um dos luminares da enfermagem brasileira, que estava na plateia, foi convidada para dar uma aula.

Paulina destacou a necessidade do empoderamento do profissional de enfermagem, por meio do aprimoramento de suas competências nas esferas técnico-científica, ético-legal e de educação.

Após um breve intervalo para um café, o evento encerrou-se com a atividade “Oficina prática de discussão desituações com envolvimento ético-legal do exercício profissional da enfermagem”, do qual participaram as membros das Câmaras Técnicas: Maria Madalena Januário Leite; Wilza Carla Spiri; Maria Cristina Massarollo; Raquel Coutinho; Valnice Nogueiro; Débora Estrela e Rika Kobayashi.

Como posso ajudar?