Enfermeira apresenta iniciativa da SESAP Praia Grande para ampliar acesso à saúde a pessoas em situação de vulnerabilidade

O serviço de atendimento a pessoas em situação de vulnerabilidade social desenvolvido pela Secretaria de Saúde Pública (SESAP) do município de Praia Grande tem cumprido os objetivos estabelecidos pela Política Nacional para a População em Situação de Rua e garantido o amplo acesso à saúde e a participação nas iniciativas de acolhimento locais. As ações capitaneadas pela equipe do Consultório na Rua (CONAR) promovem atendimentos multidisciplinares com profissionais de enfermagem, médicos, assistentes sociais, psicólogos e dentistas.

O acolhimento realizado pelos profissionais promove o sentimento de acolhida e promove a construção de novos projetos de vida

A enfermeira Regiane Eliza da Costa, membro e responsável técnica de enfermagem do CONAR Praia Grande, apresenta a história da ação e a atuação da equipe de enfermagem no programa que realiza aproximadamente 400 consultas por mês.

O programa iniciado em 2015, ainda como um componente do Programa Craque é Possível Vencer, realizava os atendimentos a partir do cronograma elaborado para abranger pessoas em todas as áreas da cidade. O mapeamento dos locais com mais demanda precedeu o início do estabelecimento de vínculos entre os profissionais de saúde e o público-alvo do programa.

O atendimento e a identificação das necessidades dos usuários são de responsabilidade da equipe multidisciplinar

A batalha diária de pessoas em situação de vulnerabilidade pela dignidade e contra a associação à marginalidade impacta diretamente na saúde mental de parte dessa população. Regina aponta a constante participação em situações de preconceito como um obstáculo para adesão aos serviços prestados, mas reconhece as conquistas lideradas pelos atores responsáveis pela captação dessas pessoas. “O vínculo formado entre a equipe de saúde e a população em situação de rua, aliado à capacitação das equipes da Estratégia de Saúde da Família pelo Núcleo de Educação Permanente (NEP), tem ajudado a superar essas barreiras. Isso fez com que a população em situação de rua se sinta mais confortável em recorrer ao Consultório na Rua e às Unidades de Saúde da Família (USAFAs) sem medo de discriminação”, pontua Regina.

Itinerante, os atendimentos são realizados dentro do consultório móvel, em pontos definidos previamente pela Secretaria de Saúde Municipal. Em casos de necessidade à assistência especializada ou encaminhamento a algum serviço de acompanhamento, a equipe do CONAR solicita uma interconsulta, diretamente com o responsável da unidade de saúde correspondente. De acordo com a enfermeira, a comunicação entre as instituições facilita o acompanhamento do paciente, permitindo a realização de busca ativa para garantir o atendimento necessário.

Os resultados obtidos pelos feitos do CONAR podem ser notados pela eliminação dos casos de sífilis neonatal entre gestantes em situação de vulnerabilidade do município e aumento das imunizações contra a covid-19 e influenza.

As ações possuem caráter preventivo e garantem o bem-estar físico e mental dessa
parcela da população

Além disso, o acompanhamento pré-natal do Consultório na Rua Praia Grande ganhou destaque durante o 37º Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo, realizado em abril deste ano. A pesquisa “Consultório na Rua: Diagnóstico, Tratamento Precoce e Acompanhamento de Gestantes em Situação de Rua” constatou a eficácia das estratégias implementadas para a promoção da saúde materno-infantil, justificada pelo atendimento de 100% da população gestante em situação de vulnerabilidade e comparecimento em, no mínimo, seis consultas pré-natal.

Saiba mais:

Como posso ajudar?