Coren-SP empossa novas comissões de ética em instituições da Baixada Santista

A coordenadoria das Comissões de Ética de Enfermagem (CEEs) do Coren-SP empossou mais uma nova CEE paulista na manhã desta segunda-feira (10/6).

Na ocasião, a conselheira Edna Matias e a colaboradora Ivete Trotti realizaram a posse da CEE do Instituto de Infectologia Emílio Ribas II, no Guarujá.

Ivete Trotti (à esquerda na foto, de vestido preto) e Edna Matias (à direita, de camisa azul) com os profissionais de enfermagem que compõem a nova CEE do Instituto de Infectologia Emílio Ribas II, no Guarujá

Recebidas pelo diretor médico da instituição, Gustavo Vinicius Pasquarelli Queiroz e pela diretora de enfermagem, Quitéria Cristina Torres, Edna e Ivete fizeram uma palestra aos membros da nova CEE sobre a atuação da comissão, seus objetivos e cotidiano, além de colocarem-se à disposição da equipe.

Também foi empossada a Comissão de Ética de Enfermagem da UPA Zona Leste, de Santos.

Após a palestra, os membros da nova CEE foram devidamente diplomados.

Sobre as Comissões de Ética de Enfermagem

As Comissões de Ética de Enfermagem são formadas por profissionais de enfermagem eleitos dentro das instituições de saúde. Sua função é ser um elo de ligação entre o Coren-SP e aquela instituição, zelando pelo cumprimento dos preceitos éticos e legais dentro da unidade.

A atuação de uma CEE é autônoma. O Coren-SP dá posse à CEE e a assessora, mas os próprios profissionais de enfermagem das instituições fazem sua comissão eleitoral e elegem seus representantes. Ivete lista os critérios para integrar uma Comissão de Ética: “São enfermeiros, obstetrizes, técnicos e auxiliares de enfermagem que devem estar em dia com o conselho e não podem ter sofrido processos éticos, pois depois de eleitos eles exercerão essa função de forma autônoma”, orienta Ivete Trotti.

Para apoiar as CEEs, o Coren-SP lançou o Manual das Comissões de Ética de Enfermagem do Estado de São Paulo, que contém informações de grande importância para os membros das CEEs em nosso estado, com orientações e a legislação que rege a enfermagem. A versão em PDF do manual está disponível de forma gratuita no site do Coren-SP.

Saiba mais

Como posso ajudar?