Semana da Enfermagem 2024: Coren-SP e ABEn-SP realizam eventos oficiais em São Paulo, Botucatu, Araçatuba, Santo André e Santos
A Semana da Enfermagem 2024 do Coren-SP em parceria com a ABEn-SP foi repleta de grandes eventos ligados a todas as 13 subseções do conselho e à sede, na capital.
A série de eventos promovidos pelas duas entidades começou na sexta-feira, dia 10/5, com o evento de abertura da Semana da Enfermagem 2024 realizado no auditório da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo, na capital.
A mesa de abertura do evento inicial teve a participação do presidente do Coren-SP, Sérgio Cleto; da presidente da ABEn-SP, Ana Lygia Melaragno; da vice-presidente do Coren-SP, Ana Paula Guarnieri; do primeiro-tesoureiro do Conselho Federal de Enfermagem, James Francisco Pedro dos Santos; da superintendete do Ministério da Saúde em São Paulo, Cláudia Maria Afonso de Castro; da diretora da EE-USP, Vilanice Puschel; do conselheiro e primeiro-tesoureiro do Coren-SP, Luciano Santos, representando os técnicos e auxiliares de enfermagem e do presidente do sindicato SinSaúdeSP, Jefferson Caproni.
No discurso de abertura dessa semana tão importante, o presidente do Coren-SP trouxe à tona o tema central dessa série de eventos: a integração entre a tecnologia e a enfermagem. “Nossa profissão está tomando um rumo em que se apropria cada vez mais dos meios e dos avanços tecnológicos. A tecnologia jamais nos substituirá, mas entre todos os profissionais da saúde, é a equipe de enfermagem que lidera a utilização e a implementação das tecnologias como forma de auxiliar e tonar ainda melhor e amis eficaz a assistência que prestamos aos nossos pacientes”, pontuou.
Já a vice-presidente do Coren-SP, Ana Paula Guarnieri, destacou em sua fala outro aspecto importante das comemorações da Semana da Enfermagem: o empoderamento e o orgulho em ser profissional de enfermagem. “Que todos que estão aqui se sintam orgulhosos pois a partir do momento emque tivermos mais orgulho da nossa profissão, toda a sociedade nos reconhecerá pois o outro sempre nos vê a partir do quanto acreditamos em nós mesmos. Temos que passar a olhar com mais orgulho para nós mesmos pois o reconhecimento está no coração de todos que escolheram ser profissionais de enfermagem”.
Ana Lygia Melaragno, presidente da ABEn-SP, destacou em sua fala o tema proposto pela Associação Brasileira de Enfermagem para a Semana da Enfermagem 2024: “Nosso tema reflete uma necessidade do momento atual: o romper bolhas para o existir e o coexistir na enfermagem. Estamos falando de todas as bolhas que quando rompermos poderemos transformar a nossa profissão”, destacou, referindo-se a todas concepções e acomodações que são comumente aceitas e que pode estar detendo um avanço mais célere e mais determinante da enfermagem enquanto profissão.
Esse evento inaugural da Semana da Enfermagem 2024 teve como momento central a palestra da conselheira Patrícia Crivelaro com o tema da semana conforme escolhido pelo sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem: “O impacto da tecnologia na enfermagem, na formação ética e no cuidado”.
“Refletir sobre o cuidado é a essência de nossa profissão e a tecnologia impacta nesse cuidado. Nesse contexto, um dos nossos grandes desafios é fortalecer e garantir a conexão humana neste mundo tão digitalizado em que vivemos”, colocou.
Patrícia trouxe à baila uma importante reflexão sobre a interação entre tecnologia e enfermagem: “A manipulação de máquinas a artifícios tecnológicos é a dimensão objetiva do nosso cuidar, mas não podemos jamais nos esquecer da dimensão subjetiva e que nunca será feita por qualquer máquina ou tecnologia por mais avançada que seja:a expressividade do cuidar e o tratamento humanizado do nosso semelhante”.
O evento de abertura da Semana da Enfermagem 2024 do Coren-SP e da ABEn-SP encerrou-se com a Cerimônia da Lâmpada que serviu para homenagear duas profissionais remidas: as senhoras Fádua Maria Chahade Fernandes e Reiko Miyazaki Obara.
Botucatu
Na segunda-feira, dia 13/5, foi realizado o evento da Semana da Enfermagem 2024 organizado pela subseção de Botucatu. A atividade foi realizada no salão nobre do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu.
O evento teve a participação da vice-presidente do Coren-SP, Ana Paula Guarnieri, das conselheiras Márcia Brito, Jane Bezerra e Bruna Busnardo e da ex-conselheira Wilza Spiri
O evento contou com uma palestra de motivação e empoderamento (“Desperta, Enfermagem!”) ministrada pela enfermeira e coach Dyanna Cardoso e com a palestra central “O impacto das tecnologias para o futuro da enfermagem: formação, ética e cuidado”, que foi ministrada pela conselheira Bruna Busnardo.
A atividade encerrou-se com um talk-show conduzido pela professora Maria Justina Dalla Bernardina Felippe, entitulado “O impacto das tecnologias e mídias sociais na enfermagem”.
Araçatuba
Em Araçatuba, a atividade foi realizada no dia 15/5, quarta-feira, no auditório da Universidade Paulista (Unip).
A palestra com o tema central da Semana da Enfermagem 2024 do sistema Cofen/Conselhos Regionais, “O impacto das tecnologias e mídias sociais na enfermagem” foi ministrada pela conselheira Patrícia Crivelaro.
O evento ainda contou com uma mesa redonda sobre tecnologia na enfermagem, com a participação da presidente da ABEn-SP, Ana Lygia Melaragno, do professor Paulo Fernando Barcelos Borges e da conselheira Natali Sant Ana Vilas Boas Petri.
A conselheira Cláudia Satiko também participou do evento.
O evento contou ainda com a mesa-redonda “Tecnologia na enfermagem – posicionamento, ética e humanização”, com a participação da presidente da ABEn-SP, Ana Lygia Melaragno; da conselheira Natali Petri e do professor Paulo Fernando Borges.
A atividade encerrou-se com uma dinâmica em grupo ofertada pelo projeto Cuidando de Quem Cuida. A condutora da dinâmica foi a enfermeira e coach Dyanna Cardoso.
Santo André
Em Santo André, em evento realizado no dia 15/5, quarta-feira, a comemoração da Semana da Enfermagem foi no auditório do Hospital Mário Covas.
O evento realizado na parte da manhã contou com palestra da vice-presidente do Coren-SP, Ana Paula Guarnieri, que é moradora de Santo André e professora na Faculdade de Medicina do ABC.
Ana Paula palestrou sobre o tema central da Semana da Enfermagem 2024, “O impacto das tecnologias e mídias sociais na enfermagem”.
Em seguida, uma mesa redonda sobre politização da enfermagem contou com a participação do conselheiro Marcelo Carvalho e do representante da Secretaria Municipal de Saúde de Santo André, Emerson Fabiano.
A enfermeira Neurilene Oliveira, membro do Grupo de Trabalho (GT) de Processo de Enfermagem do Coren-SP palestrou sobre a aplicabilidade do Processo de Enfermagem no âmbito da mais recente legislação do Conselho Federal de Enfermagem que regulamenta essa ação de enfermagem.
O evento encerrou-se com uma aula sobre empreendedorismo ministrada pela conselheira Vanessa Morrone Maldonado, que coordena o Grupo de Trabalho (GT) de Empreendedorismo em Enfermagem do Coren-SP.
O evento da noite contou com a mesma programação, sendo que a palestra sobre o tema central da Semana da Enfermagem 2024 foi ministrada pela conselheira Vanessa Morrone Maldonado; a palestra sobre Processo de Enfermagem foi ministrada pelo conselheiro Vinicius Batista Santos e a palestra sobre empreendedorismo foi ministrada pela professora Simone Garcia Lopes, coordenadora do curso de graduação em enfermagem da Faculdade de Medicina do ABC (FMABC).
Ambos os eventos em Santo André, o da manhã e o da noite, contaram também com uma apresentação musical de encerramento feito pela enfermeira e cantora Nayara Kedyma.
O conselheiro segundo-tesoureiro do Coren-SP, Jordevan Queiroz, também participou do evento em Santo André.
Santos
O evento da Semana da Enfermagem 2024 realizado em Santos também foi na quarta-feira, dia 15/5, no Teatro Municipal Braz Cubas.
A palestra com o tema central da Semana da Enfermagem 2024 foi feita pela ex-conselheira Ivete Trotti.
A vice-presidente do Coren-SP, Ana Paula Guarnieri; o segundo-tesoureiro, Jordevan Queiroz e as conselheiras Sônia Gonçalves e Márcia Rodrigues também prestigiaram o evento.
A atividade em Santos teve também um momento de autocuidado e autoconhecimento com a palestra “Inteligência emocional como estratégia comportamental”, feita pela enfermeira e coach Carol Basílio.
O evento contou também com uma apresentação de experiências exitosas de inovação na atenção primária feitas por profissionais da rede pública de Santos, uma palestra sobre gestão de materiais feita pela enfermeira Bruna Coronato e uma aula sobre cuidados paliativos ministrada pela conselheira Sônia Gonçalves.
A programação teórica do evento encerrou-se com uma mesa-redonda intitulada “Cuidados paliativos – enfermeiro navegador”, com a participação dos profissionais Lucas Jardel do Nascimento, Elineia Souza Santos Marques e moderação de Camila Manuela Marim.
O evento de Santos foi fechado pela enfermeira e cantora, Nayara Kedyma, com uma bela apresentação musical.
Galeria de fotos
Saiba mais