Coren-SP Educação adquire simuladores de alta fidelidade de última geração
O Coren-SP Educação, unidade educativa do Coren-SP, recebeu este mês dois modernos simuladores para a realização de atividades educativas. Trata-se de investimentos em alta tecnologia que o conselho fez, adquirindo novos simuladores adulto e pediátrico.
A gerente da unidade, Catarina Terumi Abe, explica melhor as vantagens dos novos simuladores: “eles ficarão em uma sala de controle com equipamento audiovisual de última geração que permite a simulação de casos clínicos e controle à distância pelo professor. Além disso, possuem tecnologia avançada com sistemas de câmeras para transmissão e posterior discussão do desempenho em sala de aula”.
A empresa que forneceu os novos simuladores trouxe equipe dos Estados Unidos para treinar os funcionários do Coren-SP Educação na utilização dos equipamentos. A aquisição dos simuladores, considerados dos mais avançados no mundo, foi feita após um criterioso estudo das principais soluções de simuladores de alta fidelidade no mercado.
A enfermeira de educação permanente do Coren-SP Educação, Gisele Gentil, explica as diferenças que essa nova geração de simulados apresenta em relação aos simuladores de alta fidelidade mais antigos: “a nova geração de simuladores proporciona várias atividades não existentes nos obtidos anteriormente. É possível citar vários procedimentos de enfermagem, além da atuação da equipe em diferentes cenários de atendimento, com os novos simuladores, que podem ser empregados em aulas que abrangem: Avaliação Neurológica; Atendimento de Enfermagem no Parto por Não Especialistas e Especialistas no ambiente Intra-Hopitalar e Extra-Hospitalar; Avaliação das Drogas Administradas Durante a Reanimação Cardiopulmonar; Atuação de Enfermagem ao Recém-Nascido a Termo; Cateterismo Vesical no Lactente; Cuidados da Equipe de Enfermagem no Cateterismo Umbilical; entre outros temas”.
Os novos simuladores de alta fidelidade serão utilizados em aulas gratuitas abertas aos profissionais de enfermagem inscritos no Coren-SP que serão realizadas nos novos laboratórios do Coren-SP Educação, no prédio da sede do conselho, na capital.
Gisele Gentil explica o que muda, na prática, com as aulas feitas nos novos simuladores: “observa-se a presença de várias funções não existentes nos adquiridos há aproximadamente 15 anos pelo Coren-SP, acrescentando maior realismo nas atividades executadas, o que proporciona real imersão no aluno na prática assistencial, simulando, com maior detalhamento, o atendimento a ser realizado ao paciente durante a atuação prática. Um simulador que se mexa, consiga falar em diversas línguas, tenha movimento dos olhos, de pálpebras, entre outras ações, de fato leva o profissional sentir-se realizando a assistência de enfermagem de forma integral a uma pessoa, podendo, dessa forma, assimilar com maior ênfase o conhecimento adquirido e, dessa forma, o empregar em sua prática assistencial”.
Saiba mais