Coren-SP participa de fórum sobre tratamento de feridas

O Coren-SP foi um dos participantes e apoiadores do “Fórum de Saúde +”, cujo tema foi “Tratamento de Feridas”. O evento, organizado pela vereadora Janaína Lima, foi realizado no Teatro Arthur Azevedo, no bairro da Mooca, na zona leste da capital.

Em formato de mesa de debates, os participantes do fórum foram: Ana Paula Guarnieri, vice-presidente do Coren-SP; Maria Elizabete Siqueira Pereira, representando a Secretaria Municipal de Saúde; vereadora Janaína Lima; Sérgio Cleto, presidente do Coren-SP; Soraia Rizzo, primeira-tesoureira da Sobest; Ângelo Badia, médico da prefeitura e gestor de serviços de saúde; Daniel Rodrigues, conselheiro do Coren-SP e moderador da mesa.

O presidente do Coren-SP, Sérgio Cleto, foi um dos participantes da mesa de debates

O principal tópico discutido no fórum foi o Projeto de Lei (PL) 573/2023, que prevê a criação de centros especializados no tratamento de feridas na cidade de São Paulo, apresentado pela vereadora Janaína Lima em fevereiro deste ano.

O evento foi realizado pela vereadora Janaína Lima

O presidente do Coren-SP elogiou tanto o PL quanto a iniciativa de realizar o evento: “Me sinto muito confortável em representar nesta mesa os mais de 640 mil profissionais de enfermagem de nosso estado. Temos, nacapital, uma vereadora que se preocupa com esta questão assistencial tão importante. As feridas são um problema de saúde pública, muitas vezes negligenciado. O projeto da vereadora Janaína Lima coloca a responsabilidade para o tratamento desse problema sobre nós, profissionais de enfermagem e tenha a certeza que nós corresponderemos a essa responsabilidade”, agradeceu Sérgio Cleto.

A vice-presidente do Coren-SP, Ana Paula Guarnieri, foi um dos componentes da mesa

A vereadora Janaína Lima falou um pouco sobre o que o projeto representa: “É importante estarmos lutando pelas pessoas, temos uma legislação em tramitação que contribui com a saúde pública e com a categoria profissional da enfermagem”, destacou.

O médico cirurgião Ângelo Badia e o conselheiro Daniel Rodrigues, que atuou como moderador

Já a vice-presidente do Coren-SP, como representante também da parcela de 85% de mulheres na enfermagem, falou sobre a missão da profissão: “Todas as profissões da saúde cuidam, mas nós, da enfermagem, estamos aqui para cuidar, olhar e ficar o tempo todo ao lado da população”.

O médico Ângelo Baida, frisou ser favorável ao tratamento de feridas como atribuição do enfermeiro: “Tenho 39 anos de formado, sou cirurgião-geral concursado da prefeitura e minha experiência me faz ser defensor incondicional ao tratamento de feridas comandado pela enfermagem”.

Após as falas de cada membro do fórum, a plateia participou do evento com perguntas aos membros da mesa, encerrando assim esta edição do “Fórum de Saúde +”.

Galeria de fotos

Saiba mais