Após denúncias de suposta coação, Coren-SP inspeciona clínicas de estética em todo o estado

Fiscalização do conselho inspecionou, de modo simultâneo, cinco clínicas localizadas na capital e em diferentes regiões do estado

O Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo (Coren-SP) realizou na última semana uma força-tarefa de fiscalização com foco na coibição do exercício ilegal da profissão. A ação foi desencadeada após denúncias apontarem uma suposta coação praticada contra profissionais de enfermagem para que estes atuassem em descumprimento com a legislação em uma rede de clínicas de estética.

“A denúncia é de que técnicos de enfermagem estariam realizando procedimentos de transplante capilar em pacientes sedados, em centros cirúrgicos sem a presença do profissional médico”, explicou a gerente de fiscalização do Coren-SP, Maria Angélica Rosin.

Os fiscal gestor técnico de área Luiz Lamblet e a gerente de fiscalização do Coren-SP, Angélica Rosin, foram dois dos fiscais que participaram da ação

Para a averiguação foram deslocadas equipes com fiscais do conselho que inspecionaram simultaneamente unidades da clínica denunciada em Alphaville, Moema, Guarulhos, Tatuapé e São Caetano do Sul. Em pelo menos duas dessas inspeções, foram flagrados profissionais executando o procedimento que não compõe o quadro de atividades previstas na lei que regulamenta a atuação da enfermagem no Brasil.

Para o presidente do Coren-SP, Sérgio Cleto, se comprovadas as irregularidades as queixas são graves e ferem a constituição profissional. “Somos uma profissão autônoma que integra a equipe de saúde. Portanto, cabe a clínica contratar profissionais habilitados para a realização dos transplantes e que lá também estejam os enfermeiros e técnicos de enfermagem desenvolvendo suas funções como deve acontecer em qualquer ambiente cirúrgico”, enfatizou o presidente.

Cleto destaca, ainda, o compromisso do conselho com os profissionais. “É importante enfatizar a nossa missão com os profissionais e com os pacientes. Coagir profissionais de enfermagem a realizarem procedimentos que não estão contemplados em nossa legislação é crime e nós não iremos admitir”.

A rede de clínicas foi notificada para que corrija as inconsistências de modo imediato. Demais órgãos que também atuam na proteção e na segurança dos pacientes foram comunicados.

:: Fique atento

O Coren-SP tem intensificado suas fiscalizações com o objetivo de garantir a segurança dos profissionais e dos pacientes.

Irregularidades acerca do descumprimento da legislação de enfermagem devem ser enviadas ao órgão através da Central de Relacionamento disponível 24h por dia no site www.coren-sp.gov.br.

O sigilo é assegurado.