Cofen e Gabinete de Ajuda Humanitária dos Estados Unidos estudam parceria
Colaboração visa auxílio em situações de resposta às emergências e oferta de cursos na área de gestão de desastres
Buscando estreitar pontes com atores e organizações internacionais em prol da construção de iniciativas que beneficiem a categoria, o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) estuda estabelecer parceria com o Gabinete de Ajuda Humanitária (BHA) da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID). O possível convênio tem foco no auxílio em ações humanitárias e na oferta de cursos na área de gestão de desastres.
Nesta quinta-feira (25/1), a presidente do Cofen, Betânia Santos, recebeu Paulo José de Souza, Especialista em Gestão de Risco de Desastres do Programa Regional de Assistência a Desastres (RDAP), vinculado ao Gabinete da USAID, para apresentação dos cursos e discussão sobre os termos da colaboração. Manoel Neri, ex-presidente do Conselho Regional de Enfermagem de Rondônia (Coren-RO), e Eduardo Fernando de Souza, coordenador da Comissão Nacional de Urgência e Emergência (Conue) e da Equipe de Resposta Rápida (ERR) do Cofen, também participaram do encontro.
Paulo José explicou o funcionamento do Programa de Assistência Regional a Desastres (RDAP) da USAID. “O nosso gabinete possui um vasto leque de atuação, incluindo as áreas de assistência técnica, ajuda humanitária e capacitação. Neste sentido, a preocupação do Cofen em oferecer apoio aos seus profissionais em cenários de resposta às situações mais diversas está alinhada aos nossos princípios”, ressaltou.
“O Cofen, por meio da Comissão de Urgência e Emergência e da Equipe de Resposta Rápida, tem direcionado um olhar atento às atividades da Enfermagem na área de desastres, executando inclusive ações de amparo aos profissionais em diversas catástrofes que acometeram cidades brasileiras nos últimos anos. A parceria será mais um instrumento para cumprirmos nosso propósito de ofertar apoio à categoria nesta área”, destacou Betânia Santos.
O Gabinete de Ajuda Humanitária da USAID é responsável por dirigir e coordenar as atividades de assistência a desastres no exterior, com presença em mais de 30 países. Este é o único escritório responsável por fornecer suporte neste campo e estabelecer as bases para uma recuperação de longo prazo.
“Queremos capacitar os profissionais da ponta, qualificando a primeira resposta aos desastres e grandes emergências, especialmente nas regiões de vazios assistenciais”, frisou Eduardo Fernando de Souza.
“A Enfermagem é uma profissão caracterizada pela alta capilaridade e não temos dúvidas de que esta será uma parceria de grande valor para a categoria”, pontuou Manoel Neri.
Equipe de Resposta Rápida do Cofen — A ERR tem como missão oferecer ajuda humanitária aos profissionais de Enfermagem acometidos por desastres, em situações que demandem o emprego urgente de medidas de prevenção e contenção de riscos, danos e agravos à saúde pública. Sua atuação é baseada na cooperação com os Conselhos Regionais, no sentido de apoiar as ações necessárias para garantir o cumprimento do exercício profissional, a qualidade da assistência e a segurança do paciente.
A equipe atua desde dezembro de 2021 e já participou de 11 missões humanitárias nos estados da Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Pernambuco, Alagoas, Espírito Santo , Roraima, São Paulo, Acre, Rio Grande do Sul e Paraná, acolhendo mais de 2.400 profissionais afetados por desastres naturais e em situações de emergência em saúde pública.
Saiba mais