Ministra da Saúde homenageia Enfermagem e comemora bons resultados de vacinação

Nísia Trindade lembrou da categoria ao divulgar reversão da baixa nas imunizações

A ministra da saúde, Nísia Trindade, rendeu uma calorosa homenagem à categoria da Enfermagem durante divulgação de resultados positivos na vacinação. Em evento na tarde desta terça (19), em Brasília, a ministra afirmou que “sem vacinadores não se faz um programa nacional de vacinação”, que ela chamou de “uma mensagem de vida”.

“Vacinação não se faz sem os vacinadores, e sem a grande importância da Enfermagem brasileira”, afirma Nísia

Segundo números divulgados nesta terça, oito vacinas recomendadas do calendário infantil apresentaram aumento nas coberturas vacinais entre janeiro e outubro de 2023 na comparação com o mesmo período do ano passado. O resultado representa uma reversão da queda dos índices vacinais que o Brasil enfrenta desde 2016, mesmo sem a consolidação dos dados para todo o ano.

“Vacinação não se faz sem os vacinadores, e sem a grande importância da Enfermagem brasileira. Peço uma salva de palmas a todos que, em cada região brasileira, em cada recanto do Brasil, levaram esta mensagem de Saúde, esta mensagem de vida”, declarou a ministra.

Homenagem ocorreu durante divulgação de resultados de vacinação

Entre os imunizantes que registraram alta, a poliomielite, pneumocócica, meningocócica, DTP (difteria, tétano e coqueluche) e tríplice viral 1ª dose e 2ª dose (sarampo, caxumba e rubéola) tiveram crescimento. Também houve aumento na cobertura da vacina contra a febre amarela em todas as regiões do país.

A chefe do Departamento de Gestão do Exercício Profissional (DGEP/Cofen) Heloísa Helena representou o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) na ocasião. Ao término da coletiva de imprensa, ela agradeceu a ministra pelas palavras de reconhecimento ao trabalho da categoria.

“A Enfermagem tem papel fundamental no Programa Nacional de Imunização, está presente em várias fases do processo, seja na conservação, no preparo, na administração, no registro e até no descarte dos resíduos, lá está a Enfermagem, exercendo seu ofício em prol da saúde no país”, declarou.

Fonte: Ascom – Cofen