Coren-SP realiza julgamento ético simulado para estudantes de enfermagem da UNAERP de Ribeirão Preto

O Coren-SP realizou mais um julgamento ético simulado para alunos das graduações de enfermagem e de direito. Desta vez, a simulação foi realizada em Ribeirão Preto, para estudantes da UNAERP (Universidade de Ribeirão Preto), na noite desta segunda-feira (4/12).

O julgamento ético simulado na UAERP foi conduzido pelo presidente do Coren-SP, James Francisco dos Santos, que foi recepcionado na instituição pela coordenadora da graduação em enfermagem, professora Silvia Sidnéia da Silva.

O presidente do Coren-SP, James Francisco dos Santos, fez a abertura do julgamento simulado

Além do presidente da autarquia, os conselheiros Ariane Gervazoni, Wagner Batista, Jordevan Queiroz, Vanessa Morrone e Jane Bezerra também participaram da atividade, assim como a colaboradora Márcia Brito e a professora da USP de Ribeirão Preto, Marta Cristiane Alves Pereira, coordenadora da Comissão de Inovação e Empreendedorismo do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen).

Antes do início da atividade, o presidente do Coren-SP fez uma breve apresentação sobre ética e legislação profissional e sobre o papel que o sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem desempenham nessa esfera.

Um dos principais pontos trazido por James foi a obrigação de tanto o Conselho Regional de Enfermagem quanto os profissionais se guiarem pela legislação e pelo Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem. “Quando falamos de ética e legalidade no exercício profissional, não podemos nos basear na nossa vontade e sim em nosso Código de Ética. É ele que diz aquilo que podemos e não podemos fazer como enfermeiros, obstetrizes, técnicos e auxiliares de enfermagem”, colocou.

James também detalhou alguns artigos do Código de Ética e falou sobre o trâmite das denúncias éticas no conselho, dando exemplos práticos.

No julgamento ético em si, foram analisados 3 casos, dando aos alunos a oportunidade do debate e das discussões caso a caso, tudo com o apoio e a experiência dos conselheiros.

No fim da atividade, a professora Silvia Sidnéia da Silva agradeceu ao Coren-SP pela atividade: “Ter o julgamento ético simulado traz um aprendizado qualificado aos nossos alunos. É muito importante ter o Coren-SP aqui, espero podermos utilizar esses saberes em tudo o que fizermos”.

Galeria de fotografias