Coren-SP reúne SindSaúde-SP e diretoras de enfermagem dos serviços estaduais para discutir distorções no pagamento do piso salarial

O presidente do Coren-SP, James Francisco dos Santos promoveu uma reunião com o SindSaude-SP (Sindicato dos Trabalhadores Públicos da Saúde no Estado de São Paulo) e diretoras de enfermagem dos serviços estaduais para discutir distorções no pagamento do piso salarial. Estiveram presentes na reunião os conselheiros Edson Luz e Luciano Robson dos Santos; a presidente do SindSaude-SP, Cleonice Ferreira Ribeiro e a secretária de Saúde do Trabalhador do sindicato, Janaína Luna; e profissionais dos hospitais Ipiranga, Vila Nova Cachoeirinha, São Matheus, Regional de Osasco, entre outros.

A reunião foi motivada após inúmeros profissionais que ocupam cargos em funções gratificadas para exercer atividades como supervisão, coordenação e direção relatarem ao Coren-SP que não receberam o valor referente ao piso. Eles também apontaram incongruências em relação ao cadastro dos profissionais no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), que é a plataforma que subsidia os repasses dos subsídios federais a estados e municípios. Da mesma forma, há necessidade de esclarecimento dos critérios para registro e definição dos códigos na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO) para que esses trabalhadores sejam enquadrados como profissionais de enfermagem e, dessa forma, tenham direito ao piso salarial. “A Lei do Piso Salarial foi aprovada e deve ser cumprida, sem distorções nos estados e municípios. É preciso dialogar com o Governo do Estado de São Paulo, para que seja realizado um levantamento preciso da realidade desses profissionais e o envio das informações ao Governo Federal garanta o repasse do piso à enfermagem que atua nos serviços estaduais”, afirmou o presidente James Francisco dos Santos.

A presidente do SindSaúde-SP, informou que vem cobrando o Governo Estadual em relação ao cumprimento do piso da enfermagem. “Vocês demonstram o quanto são importantes para a saúde e a pandemia deixou isso muito claro. Por isso estamos reivindicando o pagamento”.

Durante a reunião, deliberou-se a articulação de uma reunião entre o Sindicato, Coren-SP, representante dos profissionais de enfermagem e a Secretaria de Saúde, para encaminhar as demandas referentes ao pagamento do piso salarial.