‘Coren-SP Com Você’ leva palestras e serviços do conselho a profissionais de Caraguatatuba e região
O Coren-SP levou à cidade de Caraguatatuba, no Litoral Norte paulista, mais uma edição do evento “Coren-SP Com Você”, na manhã do dia 9/11. A atividade foi realizada no Teatro Espaço Cultural Mario Covas, para cerca de 200 participantes de toda a região.
Enquanto eram realizadas palestras no palco do teatro, conselheiros da autarquia faziam atendimentos a profissionais de enfermagem de toda a região em um espaço montado no saguão do espaço cultural. Lá, foram feitas renovações de carteiras de identidade profissional, acordos de conciliação de dívidas com a autarquia e outros serviços.
Os conselheiros Vanessa Scarcella, Wagner Batista, Luciano Santos, Bruna Busnardo, Claudete Rosa do Nascimento, Jordevan Queiroz, Edson José da Luz e Eugênio Dantas participaram da atividade.
A mesa de abertura do evento contou com representantes do Coren-SP, do poder público municipal, da rede de saúde de Caraguatatuba e de instituições de ensino. O conselheiro Luciano Santos representou a autarquia; o secretário municipal de saúde, Gustavo Boher e a secretária adjunta de saúde, Derci Andolfo, representaram a prefeitura e a secretaria de saúde; a coordenadora do curso de enfermagem da faculdade Módulo e da FASS, Denize Marroni, representou as instituições de ensino. Muitos alunos de Denise também estava presentes no auditório; a enfermeira Mara Abreu, coordenadora do SAMU de Caraguatatuba, representou a rede municipal de urgência e emergência; Carlos Eduardo Tadeu do Nascimento representou o Núcleo de Educação Permanente do Hospital Municipal Governador Mario Covas Junior; Paulo Henrique Ribeiro Santana representou a Fundação de Saúde do Município de São Sebastião, da qual é o diretor de atenção básica; Glaucia Wirthmann representou a Santa Casa de Ubatuba, da qual é Responsável Técnica de enfermagem; Nilza Cardoso representou a OS João Marchesi, a qual coordena Alexandra de Freitas Matos representou a Atenção Básica de Caraguatatuba, coordenada por ela, assim como Amelia Maria Ferreira, diretora da atenção básica municipal.
“Um conselho forte faz uma categoria forte. Queria dar os parabéns ao Coren-SP por estar aqui promovendo essa aproximação com a categoria em nossa cidade, vocês só tem a ganhar com isso. O conselho estando junto a vocês dará muito mais voz e muito mais força aos profissionais de enfermagem”, elogiou o secretário de saúde, Gustavo Boher, em sua fala.
A primeira palestra da programação foi uma apresentação dos projetos da gestão 2021-2023 do Coren-SP, representado na ocasião pelo conselheiro Luciano Santos.
Ele destacou iniciativas importantes como os projetos Conselheiro Participativo, Coren-SP Sem Fronteiras, Ingressa Coren-SP, posses de Comissões de Ética de Enfermagem, fiscalização atuante e a luta pelo piso salarial da categoria e pela jornada de 30 horas.
Falando sobre as questões do piso salarial e da jornada justa de 30 horas para os profissionais de enfermagem Luciano destacou como isso pode impactar positivamente na assistência prestada. “Somos a espinha dorsal da saúde pública e privada em nosso país. Um profissional com piso salarial e jornada adequada com certeza entregará um serviço melhor aos munícipes. Além disso, a partir do momento em que o piso salarial é lei, nós temos o dever de cobrar sua aplicação. Contem com o apoio do conselho para isso”, afirmou.
Em seguida, a enfermeira Responsável Técnica (RT) pela UBS Casa Branca, de Caraguatatuba, Ilma de Lima Simões dos Santos, fez a apresentação da experiência exitosa “Projeto Teens”, que leva a Estratégia Saúde da Família a crianças e adolescentes da comunidade.
No projeto, Ilma e a equipe de Agentes Comunitários de Saúde (ACS) vão às escolas levar educação a crianças e adolescentes sobre temas relevantes como gravidez e sexualidade na adolescência, higiene pessoal, infecções sexualmente transmissíveis, alimentação saudável, obesidade na adolescência, promoção da atividade física e outros.
Na visão da expositora, o projeto tem estreita relação com a missão de acolhimento e de educar inerente ao profissional de enfermagem. “É muito importante que nós, como profissionais, estejamos sempre à disposição para responder todas as dúvidas das crianças e adolescentes. Há dúvidas que chegam até nós porque eles não perguntam para os pais em casa e nós temos que estar preparados para isso. É muito gratificante poder ajuda-los”.
Durante a palestra, a equipe de Agentes Comunitários de Saúde da UBS Casa Branca foi convidada por Ilma a subir ao palco e receber as palmas e o reconhecimento do público.
Após um breve intervalo, o evento retornou em grande estilo, com a palestra “Suporte Básico de Vida”, oferecida pela conselheira Bruna Busnardo, que é enfermeira do SAMU de Sumaré.
Bruna fez demonstrações práticas de técnicas de salvamento e de assistência de emergência a Paradas Cardiorrespiratórias, Engasgos (Obstrução de Vias Aéreas por Corpos Estranhos) e hemorragias (sangramentos).
Em um dos momentos mais marcantes de sua apresentação, Bruna utilizou sangue simulado (ketchup) em um voluntário para demonstrar as técnicas de assistência a sangramentos e a Paradas Cardiorrespiratórias (PCR).
“É muito importante que saibamos como proceder em casos de sangramentos, sobretudo se a vítima estiver com um sangramento arterial. Um sangramento arterial pode tirar a vida de uma pessoa em até 3 minutos. Muitos dos casos que mortes pro sangramento que atendo como enfermeira do SAMU poderiam ter sido evitados um acompanhante da vítima tivesse feito uma compressão no sangramento”, colocou Bruna.
O encerramento do evento foi feito pela master coach e enfermeira Dyanna Cardoso, com a apresentação “O poder da ação”.
Entre outras coisas, Dyanna falou sobre a importância de sabermos o que queremos e de termos nossa vida organizada em todos os setores para alcançarmos nossos objetivos. Um desses setores é espiritual, ao qual Dyanna deu grande destaque: “Existe uma vida muito abundante e ela está para todos. É muito importante que nos alimentemos espiritualmente, é isso o que trás propósito para a vida. O quanto você tem se alimentado espiritualmente?”, refletiu.
Galeria de fotos
Saiba mais