‘Coren-SP Com Você’ leva palestras e serviços do conselho a profissionais de Caraguatatuba e região

O Coren-SP levou à cidade de Caraguatatuba, no Litoral Norte paulista, mais uma edição do evento “Coren-SP Com Você”, na manhã do dia 9/11. A atividade foi realizada no Teatro Espaço Cultural Mario Covas, para cerca de 200 participantes de toda a região.

Enquanto eram realizadas palestras no palco do teatro, conselheiros da autarquia faziam atendimentos a profissionais de enfermagem de toda a região em um espaço montado no saguão do espaço cultural. Lá, foram feitas renovações de carteiras de identidade profissional, acordos de conciliação de dívidas com a autarquia e outros serviços.

Os conselheiros Vanessa Scarcella, Wagner Batista, Luciano Santos, Bruna Busnardo, Claudete Rosa do Nascimento, Jordevan Queiroz, Edson José da Luz e Eugênio Dantas participaram da atividade.

Projeto Conselheiro Participativo levou serviços do Coren-SP a profissionais do Litoral Norte

A mesa de abertura do evento contou com representantes do Coren-SP, do poder público municipal, da rede de saúde de Caraguatatuba e de instituições de ensino. O conselheiro Luciano Santos representou a autarquia; o secretário municipal de saúde, Gustavo Boher e a secretária adjunta de saúde, Derci Andolfo, representaram a prefeitura e a secretaria de saúde; a coordenadora do curso de enfermagem da faculdade Módulo e da FASS, Denize Marroni, representou as instituições de ensino. Muitos alunos de Denise também estava presentes no auditório; a enfermeira Mara Abreu, coordenadora do SAMU de Caraguatatuba, representou a rede municipal de urgência e emergência; Carlos Eduardo Tadeu do Nascimento representou o Núcleo de Educação Permanente do Hospital Municipal Governador Mario Covas Junior; Paulo Henrique Ribeiro Santana representou a Fundação de Saúde do Município de São Sebastião, da qual é o diretor de atenção básica; Glaucia Wirthmann representou a Santa Casa de Ubatuba, da qual é Responsável Técnica de enfermagem; Nilza Cardoso representou a OS João Marchesi, a qual coordena Alexandra de Freitas Matos representou a Atenção Básica de Caraguatatuba, coordenada por ela, assim como Amelia Maria Ferreira, diretora da atenção básica municipal.

A mesa de abertura contou com a presença de diversas autoridades

“Um conselho forte faz uma categoria forte. Queria dar os parabéns ao Coren-SP por estar aqui promovendo essa aproximação com a categoria em nossa cidade, vocês só tem a ganhar com isso. O conselho estando junto a vocês dará muito mais voz e muito mais força aos profissionais de enfermagem”, elogiou o secretário de saúde, Gustavo Boher, em sua fala.

Parte dos conselheiros que participaram do evento em Caraguatatuba

A primeira palestra da programação foi uma apresentação dos projetos da gestão 2021-2023 do Coren-SP, representado na ocasião pelo conselheiro Luciano Santos.

Luciano Santos fez a primeira palestra do dia, apresentando os projetos da gestão 2021-2023 do Coren-SP

Ele destacou iniciativas importantes como os projetos Conselheiro Participativo, Coren-SP Sem Fronteiras, Ingressa Coren-SP, posses de Comissões de Ética de Enfermagem, fiscalização atuante e a luta pelo piso salarial da categoria e pela jornada de 30 horas.

Falando sobre as questões do piso salarial e da jornada justa de 30 horas para os profissionais de enfermagem Luciano destacou como isso pode impactar positivamente na assistência prestada. “Somos a espinha dorsal da saúde pública e privada em nosso país. Um profissional com piso salarial e jornada adequada com certeza entregará um serviço melhor aos munícipes. Além disso, a partir do momento em que o piso salarial é lei, nós temos o dever de cobrar sua aplicação. Contem com o apoio do conselho para isso”, afirmou.

A enfermeira Ilma de Lima Simões dos Santos apresentou o “Projeto Teens”, da UBS Casa Branca

Em seguida, a enfermeira Responsável Técnica (RT) pela UBS Casa Branca, de Caraguatatuba, Ilma de Lima Simões dos Santos, fez a apresentação da experiência exitosa “Projeto Teens”, que leva a Estratégia Saúde da Família a crianças e adolescentes da comunidade.

No projeto, Ilma e a equipe de Agentes Comunitários de Saúde (ACS) vão às escolas levar educação a crianças e adolescentes sobre temas relevantes como gravidez e sexualidade na adolescência, higiene pessoal, infecções sexualmente transmissíveis, alimentação saudável, obesidade na adolescência, promoção da atividade física e outros.

Na visão da expositora, o projeto tem estreita relação com a missão de acolhimento e de educar inerente ao profissional de enfermagem. “É muito importante que nós, como profissionais, estejamos sempre à disposição para responder todas as dúvidas das crianças e adolescentes. Há dúvidas que chegam até nós porque eles não perguntam para os pais em casa e nós temos que estar preparados para isso. É muito gratificante poder ajuda-los”.

Durante a palestra, a equipe de Agentes Comunitários de Saúde da UBS Casa Branca foi convidada por Ilma a subir ao palco e receber as palmas e o reconhecimento do público.

A conselheira Bruna Busnardo demonstrou práticas de primeiros-socorros a PCR, sangramentos e engasgos (OVACE)

Após um breve intervalo, o evento retornou em grande estilo, com a palestra “Suporte Básico de Vida”, oferecida pela conselheira Bruna Busnardo, que é enfermeira do SAMU de Sumaré.

Bruna fez demonstrações práticas de técnicas de salvamento e de assistência de emergência a Paradas Cardiorrespiratórias, Engasgos (Obstrução de Vias Aéreas por Corpos Estranhos) e hemorragias (sangramentos).

Em um dos momentos mais marcantes de sua apresentação, Bruna utilizou sangue simulado (ketchup) em um voluntário para demonstrar as técnicas de assistência a sangramentos e a Paradas Cardiorrespiratórias (PCR).

“É muito importante que saibamos como proceder em casos de sangramentos, sobretudo se a vítima estiver com um sangramento arterial. Um sangramento arterial pode tirar a vida de uma pessoa em até 3 minutos. Muitos dos casos que mortes pro sangramento que atendo como enfermeira do SAMU poderiam ter sido evitados um acompanhante da vítima tivesse feito uma compressão no sangramento”, colocou Bruna.

Dyanna Cardoso sugeriu ações para a transformação efetiva da vida e a conquista de objetivos pessoais

O encerramento do evento foi feito pela master coach e enfermeira Dyanna Cardoso, com a apresentação “O poder da ação”.

Entre outras coisas, Dyanna falou sobre a importância de sabermos o que queremos e de termos nossa vida organizada em todos os setores para alcançarmos nossos objetivos. Um desses setores é espiritual, ao qual Dyanna deu grande destaque: “Existe uma vida muito abundante e ela está para todos. É muito importante que nos alimentemos espiritualmente, é isso o que trás propósito para a vida. O quanto você tem se alimentado espiritualmente?”, refletiu.

Galeria de fotos

Saiba mais

Como posso ajudar?