CIPA do COREN-SP inicia processo eleitoral

No ultimo dia 10 de novembro de 2010, a CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – completou 69 anos de existência. Credita-se à CIPA os primeiros passos decisivos para a implantação da prevenção de acidentes do trabalho no Brasil.

A CIPA tem o objetivo de prevenir acidentes e doenças decorrentes do trabalho, tornando-o compatível o com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador.
A composição é paritária: existe o mesmo número de representantes dos empregadores e dos empregados, sendo que os representantes dos trabalhadores são eleitos por voto secreto para um mandato de um ano, permitida uma reeleição.

O número de membros da CIPA está diretamente ligado ao grau de risco da atividade econômica envolvida. O tamanho das CIPAs varia também em função do número de funcionários de cada empresa.
Uma pesquisa nacional sobre a atuação das CIPAs nas empresas do Brasil revelou que a Comissão é uma ferramenta indispensável para a prevenção de acidentes e doenças do trabalho e melhorias nas condições de trabalho nas empresas do Brasil. A pesquisa mostrou também que a participação na CIPA despertou em seus componentes o interesse em buscar o curso para formação técnica, com o objetivo de atuarem na área.

Inscrições abertas para eleições da CIPA do COREN-SP

A CIPA do COREN-SP será composta por quatro membros e será composta de representantes do empregador e dos empregados, de acordo com o dimensionamento previsto na Norma Regulamentadora nº 5. Os representantes do empregador serão definidos pela Gestão. Os representantes dos colaboradores serão eleitos em votação secreta.
O período de inscrição de candidatos interessados em concorrer às eleições para composição da CIPA foi aberto em 16 de novembro e será encerrado em 01 de dezembro. A eleição da CIPA está marcada para 06 de dezembro.

Os colaboradores interessados em se candidatar à CIPA devem entrar em contato com a comissão eleitoral (Nataly Borghesan e Magno Silva, ambos do Serviço de Saúde do Trabalho do COREN-SP) para mais informações, nos e-mails nataly.borghesan@webcorensp.org.br ou magno.silva@webcorensp.org.br

Algumas das atribuições da CIPA

• Identificar os riscos do processo de trabalho;
  • Estabelecer um plano de trabalho de cunho preventivo;
  • Divulgar aos demais trabalhadores informações relativas à
    segurança e saúde no trabalho;

• Elaborar o Mapa de Riscos Ambientais por setor.
    Para tanto os membros da CIPA  deverão ser
    devidamente orientados e treinados contemplando estudo dos riscos ambientais e noções de doenças no trabalho.