O CAPE FICA NO EDIFÍCIO WANDA DE AGUIAR HORTA. UMA HOMENAGEM DO COREN-SP A QUEM DEDICOU A VIDA À ENFERMAGEM.
Wanda de Aguiar Horta foi uma notável professora que introduziu os conceitos do Processo de Enfermagem no século passado. Antes dela, os pacientes eram apenas indivíduos. Depois dela, passaram a ser tratados como seres humanos, com sentimentos, emoções e métodos de Enfermagem. Para ela, “Enfermagem é ciência e a arte de assistir o ser humano no atendimento de suas necessidades básicas, de torná-lo independente desta assistência através da educação; de recuperar, manter e promover sua saúde, contando para isso com a colaboração de outros grupos profissionais”. “Gente que cuida de gente.”
A ORIGEM DA LÂMPADA
Durante a Guerra da Crimeia, em 1854, Florence Nightingale foi Enfermeira de guerra. Os soldados a transformaram em seu anjo da guarda porque ela ia nas enfermarias e acampamentos dos batalhões de lanterna na mão, iluminando o caminho, para cuidar dos doentes. É por isso que Florence Nightingale é conhecida como a Dama da Lâmpada.
Na entrada do prédio, o CAPE homenageia a Enfermagem com seu símbolo, uma escultura da lâmpada de mármore branco, feita pelo premiado artista plástico Pita Camargo, de Santa Catarina.