Coren-SP dialoga sobre funções de RTs e enfermeiros de educação em saúde com profissionais do SAMU Regional de São José do Rio Preto

O Coren-SP vem realizando uma série de eventos voltados ao debate com responsáveis técnicos e enfermeiros de educação continuada. Em São José do Rio Preto, a UPA Jaguaré recepcionou o evento na quarta-feira (20), em atividade voltada aos RTs e coordenadores das salas de emergência dos 24 municípios que pertencem ao SAMU Regional.

Evento ocorreu na UPA Jaguaré

Estiverem presentes as conselheiras Luana Bueno (coordenadora geral do SAMU Regional e enfermeira do Núcleo de Educação em Urgência), Wilza Spiri (coordenadora das câmaras técnicas do Coren-SP) e Vanessa Scarcella (coordenadora do projeto Coren-SP Com Você).

Conselheiras Wilza Spiri, Luana Bueno e Vanessa Scarcella

Wilza detalhou as funções gerenciais da enfermagem, bem como suas competências e papel de liderança, tomada de decisão, administração, gerenciamento e educação permanente. Ela também ressaltou o trabalho das câmaras técnicas do Coren-SP na elaboração de pareceres e orientações fundamentadas. “Esses documentos também devem respeitar a hierarquia da legislação e não podem contrariar as leis e decretos”, ressaltou.

Conselheira Wilza Spiri abordou liderança e empoderamento na enfermagem

Vanessa abordou a importância da aplicação de protocolos para a segurança do paciente e dos profissionais de enfermagem. “Manuais e protocolos esclarecem dúvidas de procedimentos, autoridade, responsabilidade e prática baseada em evidências”, destacou.

Conselheira Vanessa Scarcella discursou sobre a importância de manuais e protocolos

Já a gestora técnica de área do Coren-SP de São José do Rio Preto, Milena Villalva, abordou as funções da fiscalização só Coren-SP na segurança do paciente durante os atendimentos de urgência. “A fiscalização tem um papel orientador e o Coren-SP também oferece gratuitamente um curso on-line para RTs”, informou, em referência ao curso de Educação Digital disponível aqui.

Gestora técnica de área Milena Villalva abordou funções da fiscalização

A enfermeira Catarina da Silva Oliveira é atualmente secretária municipal de saúde de Palestina, município a 60km de São José do Rio Preto. Há três anos na função, ela entende que uma enfermeira ocupar essa posição é uma grande vitória pela natureza do olhar completo da profissão sobre o atendimento em saúde. “Trabalhei dois anos na assistência em Palestina e é uma grande conquista hoje estar à frente da Secretaria, porque eu já vivi a prática. Então eu posso ajudar, colaborar e acrescentar para melhorar o nosso sistema”, analisa.

Secretária municipal de saúde de Palestina, enfermeira Catarina da Silva Oliveira

Catarina também reforça a importância da participação no encontro: “Eu acho que foi de grande êxito falar de liderança e de fortalecer os enfermeiros para enfrentar os desafios do dia a dia, além das responsabilidades dentro das leis e normas. Foi muito gratificante estar aqui hoje”.

Enfermeiras representantes da Secretaria Municipal de Saúde de São José do Rio Preto

Representando a Secretaria Municipal de Saúde de São José do Rio Preto, também estiveram presentes as enfermeiras Adriana Guarnieri (gerente de enfermagem), Valdelice de Souza (do Departamento de Urgência e Emergência) e Marcela Germini (do Departamento de Planejamento).

Galeria de fotos:

Saiba mais: