Coren-SP realiza pré-lançamento de Guia de Terapia Nutricional Enteral

A gestão 2021-2023 do Coren-SP realizou o pré-lançamento do “Guia de Boas Práticas de Enfermagem em Terapia Nutricional Enteral”, em evento realizado na sede do Coren-SP, na última terça-feira (5). O livro foi desenvolvido em atenção à importância do estímulo à adoção de práticas para redução de casos de desnutrição hospitalar, apresentando indicações para assistência especializada de qualidade.

A coordenadora da comissão de elaboração do guia, conselheira Cláudia Satiko, apontou a publicação do livro como um marco para o avanço da assistência especializada. Cláudia justificou a contribuição do lançamento do livro com a ciência da elucidação das funções da enfermagem no campo da Terapia Nutricional, que, para ela, é complexa e específica. Ainda, a conselheira acredita que a publicação possui a possibilidade de contribuir para a criação de novos métodos de assistência no setor.

O evento da publicação do guia incluiu apresentações sobre os diversos temas relevantes referentes à terapia nutricional, como estratégias para identificação de desnutrição hospitalar, estudos de casos clínicos e recomendações para condução do paciente em desnutrição.

A primeira palestra do dia foi ministrada pelo presidente do Coren-SP, James Francisco dos Santos, na qual pautou o impacto da desnutrição nas equipes de enfermagem. Anterior ao início das exposições sobre o tema, o presidente parabenizou os responsáveis pelo desenvolvimento do guia e reafirmou a disposição da gestão 2021-2023 em fornecer os materiais necessários para o desenvolvimento de novas perspectivas de trabalho de enfermagem.

Durante a palestra, James abordou os fatores que interferem na oferta de dieta durante a estadia dos pacientes nos hospitais e apresentou as atribuições da equipe de enfermagem contra a desnutrição hospitalar. No espaço, informou que, devido à proximidade dos profissionais de enfermagem com a triagem nutricional, é necessário que a equipe esteja atenta para garantir a aceitação alimentar do paciente desnutrido. “Os profissionais de enfermagem estão em uma posição crucial para alterar o desfecho clínico dos pacientes desnutridos”, comentou.

Além de James, o primeiro bloco de apresentações contou também com exposições do Dr. Ricardo Ferrer, enfermeiro e especialista em nutrição clínica e hospitalar e nutrição enteral, e das Dras. Elaine Emi Ito, enfermeira e mestre em administração em enfermagem, e Elis Raquel Silveira, enfermeira especialista em UTI e Cardiologia. Por fim, a conselheira Virgínia Tavares mediou a seção de espaço para elucidação de dúvidas referentes ao conteúdo apresentado, na qual discutiu as expectativas da enfermagem sobre a desnutrição hospitalar no país e a importância do estreitamento do relacionamento entre os profissionais da assistência e gestores.

A finalização da primeira metade do evento foi regida pela equipe multiprofissional composta por Fernanda Antunes Ribeiro, enfermeira especialista em ciências da melhoria e em terapia nutricional e parental e enteral, Ivens Giacomassi, fisioterapeuta especialista em UTI e Fisiologia do exercício, José Ribamar, fonoaudiólogo e diretor do instituto de gerenciamento em fonoaudiologia e deglutição IGD-SP, Danielle Barreto, nutricionista pós-graduada em nutrição humana e terapia nutricional, e Daniela Gomes, nutróloga e profissional da UTI pediátrica do Hospital do Coração (HCor), que utilizaram o espaço para discutir sobre o Caso Clínico Multiprofissional – Conduzindo o Cuidado do Paciente com Alto Risco Nutricional e Lesão por Pressão.

Em sequência, o presidente da Sociedade Brasileira de Nutrição Parenteral e Enteral, Dr. Thiago Gonçalves, deu inicio às atividades da segunda metade do evento para apresentar a Conferência Sobre a Declaração Internacional dos Direitos de Cuidados Nutricionais e o Combate à Desnutrição, a qual discutiu o cuidado nutricional como direito humano. Na oportunidade, o presidente apresentou os passos para combate à desnutrição e abordou a necessidade do desenvolvimento de políticas públicas para o controle da desnutrição hospitalar.

O evento ainda teve participações da conselheiras Andrea Cotait e Wilza Carla Spiri, também coordenadora das Câmaras Técnicas, e da enfermeira especialista em cardiologia Mônica Oscalices. A atividade também discutiu sobre o Custo-Benefício na Prevenção da Desnutrição, Nutrição em Homecare, Oferta Hídrica do Paciente: Novas Estratégias e Inovações e Histórias de Sucesso de Enfermeiros das Equipes Multiprofissionais de Terapia Nutricional.

Saiba mais: